PMGO promove, em Goiânia, a formatura do 12º Curso de Operações de Inteligência Policial Militar

Ao todo, 90 alunos concluíram o curso, que contou ainda com integrantes do Corpo de Bombeiros, Secretaria Nacional de Segurança Pública, Polícia Penal e Exército Brasileiro.

A Polícia Militar de Goiás (PMGO) realizou, nesta quarta-feira (1º), a solenidade de formatura do 12º Curso de Operações de Inteligência Policial Militar (COIPM). O evento aconteceu na sede da Associação dos Magistrados do Estado (Asmego), no Jardim Goiás, em Goiânia. Ao todo, 90 alunos concluíram o curso, que contou com integrantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (2), Secretaria Nacional de Segurança Pública (3), Polícia Penal de Goiás (3) e Exército Brasileiro (1).

A turma leva o nome do secretário de Estado da Segurança Pública, Rodney Rocha Miranda.  “É com muito orgulho que eu recebi essa honraria de emprestar o meu nome e de minha família para essa turma. Além de me deixar honrado, aumenta a minha motivação por trabalhar, cada dia mais, pelas melhores forças de segurança do país”, destacou o titular da pasta.

O chefe da SSPGO lembrou que o trabalho de inteligência e a capacitação dos profissionais que atuam nas forças policiais do Estado são alguns dos principais eixos da atual gestão do Governo de Goiás, que tem atingido resultados nunca antes vistos. “Vamos fechar Dezembro com índices históricos de baixa violência em Goiás. É com esse foco que nós trabalhamos e existimos, para não deixar que aquele pequeno grupo de maus cidadãos possa, de alguma forma, diminuir a nossa qualidade de vida e nosso direito de ir e vir”, ressaltou.

Com quase 40 anos de atuação na área de segurança pública e diversos cursos de inteligência ao longo do percurso, Rodney Miranda reforçou aos formandos a importância de buscar novos conhecimentos e aprendizados. “É importante vocês terem a medida certa, para conseguir exteriorizar esse tipo de conhecimento. Chegar à tropa, ao homem e a mulher na rua, porque eles é que vão precisar diariamente desse conhecimento adquiridos por vocês, para cada dia atender melhor a nossa população”, pontuou.

O Curso de Operações de Inteligência Policial Militar foi realizado nas dependências do Quartel do Comando Geral (QCG) e teve a duração de cinco semanas, com carga horária total de 260 horas aula. A grade curricular do curso abrange matérias como Fundamentos Doutrinários de Inteligência, Contrainteligências, Produção do Conhecimento, Inteligência Cibernética, Operações de Inteligência e Estágio Supervisionado. Com a formatura, os novos “corujas” poderão cooperar com as ações policiais, atuando no setor da inteligência institucional e subsidiando a tropa com informações estratégicas.

Para o comandante-geral da PMGO, Coronel Renato Brum dos Santos, o trabalho de inteligência é hoje uma ferramenta efetiva de sucesso nas operações das forças de segurança. “99% das ocorrências de grande vulto contam com a participação da inteligência, que está sempre por trás das apreensões de grande quantidade de drogas”, disse. “É um curso técnico, que não é rápido, mas que tem o suficiente para levar o aprendizado necessário”, concluiu.

O coordenador do Centro de Inteligência (CI) e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público de Goiás (MP-GO), Rodney da Silva, destacou o relevante trabalho das forças policiais goianas, que é destaque nacional. “A segurança pública em Goiás é respeitada não só pelo Ministério Público, mas pela sociedade. Eu que sou mineiro de nascença e goiano de aceitação e convicção  sei que no estado de Goiás bandido não tem vez”, enfatizou.

Também participaram da solenidade o Presidente do Tribunal Regional do Trabalho, Desembargador Daniel Viana Júnior; o Juiz de Direito Hamilton Gomes Carneiro, membro da 1º Turma Recursal dos Juizados Especiais de Goiás; além de outras autoridades civis e militares.

Fotos: Assessoria de Comunicação Social – PM5 / CB DELFINO

Secretaria de Estado da Segurança Pública – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo