Sistema de Monitoramento e Análise de Integrantes de Organizações Criminosas da SSPGO fica entre finalistas de concurso do Governo Federal

Ferramenta ficou entre os seis finalistas na categoria ‘Inovação em Serviços ou Políticas Públicas no Poder Executivo Estadual, do Distrito Federal e Municipal’. Ao todo, 219 iniciativas foram inscritas na competição.

O Sistema de Monitoramento e Análise de Organizações Criminosas (SisOrcrim) da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Goiás ficou entre os seis finalistas do 25º Concurso Inovação no Setor Público. Ao todo, 219 iniciativas foram inscritas na competição, realizada pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) do Governo Federal. O SisOrcrim ficou entre os melhores colocados na categoria ‘Inovação em Serviços ou Políticas Públicas no Poder Executivo Estadual, do Distrito Federal e Municipal’.

Promovido anualmente desde 1996 pela Enap, o concurso tem o objetivo de incentivar a inovação, reconhecer e valorizar equipes de servidores públicos que se dedicam a repensar atividades cotidianas, trazendo melhorias para a gestão das organizações e políticas públicas. É uma forma de contribuir para o aumento da qualidade dos serviços prestados à população e tornar mais eficientes as respostas do Estado para as demandas da sociedade.

SISORCRIM

O Sistema de Monitoramento e Análise de Integrantes de Organizações Criminosas é uma ferramenta de inteligência pioneira no Brasil. O SisOrcrim auxilia as forças policiais com análise de vínculo entre os integrantes e “associados” das organizações criminosas, georreferenciamento da área de atuação dos criminosos com comparação da mancha criminal, integração com bases de dados da Segurança Pública e de outros órgãos, com dados de empresas e veículos, atualização automática dos dados sobre movimentação no sistema prisional e novos procedimentos policiais; análise de vínculo e relatórios sobre os integrantes de Orcrim’s.

A ferramenta foi desenvolvida pela Secretaria de Estado de Segurança Pública, por meio da Superintendência de Tecnologia, juntamente com a Superintendência de Inteligência Integrada. O sistema, que integra mais de 90 Agências de Inteligência, trouxe uma economia de R$ 28 milhões na aquisição de software e de R$ 2 milhões em manutenção anual. A iniciativa embarca funcionalidades pioneiras na Segurança Pública no Brasil.

Secretaria de Estado de Segurança Pública – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo