Polícia Civil prende grupo suspeito de furtar joias em Goiás e outros estados

Investigação aponta que os indivíduos teriam subtraído ao menos 200 joias, entre ouro, diamantes e pérolas, durante os crimes praticados. Além de um caso em Goiânia, outros furtos no Ceará e no Distrito Federal são apurados. 

A Polícia Civil cumpriu mandados de prisão temporária contra três indivíduos, suspeitos de diversos furtos de joias em Goiás e em outros Estados brasileiros. Um dos crimes apurados foi praticado em um condomínio de luxo, de Goiânia, no dia 21 de fevereiro deste ano. A detenção foi realizada pela 23ª Delegacia Distrital de Polícia (DDP) da capital, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Bahia e no Rio Grande do Norte.

Segundo o delegado Guilherme Conde Correa, durante o crime praticado em Goiânia, o grupo invadiu três residências, levando dos locais diversos objetos, como joias, relógios e aparelhos celulares. “Eles entraram no condomínio e, a partir disso, nós começamos a tentar identificar quem eram esses criminosos e qual foi o veículo utilizado no transporte por eles. Percebemos que eles haviam se dirigido a Brasília e passamos a monitorá-los”, informou. Durante a investigação, as Polícias Civis do Ceará e do Distrito Federal entraram em contato, para informar sobre outras vítimas do trio.

As equipes da PCGO conseguiram chegar até os suspeitos, por meio da identificação do veículo usado no crime. Para isso, foram analisadas imagens de câmeras de monitoramento em vias municipais, estaduais e federais. Com a divulgação da placa do carro, o trio fugiu para a região Nordeste do país. “Passaram por Bahia, subiram por Sergipe até chegarem ao Ceará. Estávamos aguardando a manifestação do Poder Judiciário, para decidir sobre o pedido de prisão que havíamos feito aqui em Goiânia. Quando esse pedido foi deferido, nós montamos a operação”, disse.

Segundo a apuração, um dos indivíduos, natural do Uruguai, seria o mentor dos crimes. Os outros dois suspeitos eram do Rio Grande do Sul. “O uruguaio ingressava nos condomínios, normalmente à noite, sozinho, efetuava o recolhimento dos objetos sempre apoiado pelos outros dois indivíduos. Aqui em Goiás, no caso do condomínio de luxo, eles forçaram algumas barras de ferro, possivelmente usando algumas ferramentas. Em outras localidades, como no Ceará, ele saltou o muro, simplesmente”, pontuou o delegado.

O grupo foi localizado e detido na última quinta-feira (11/03), por equipes da PRF, nas proximidades da cidade de Itabuna, na Bahia. Com eles, foram apreendidos diversos objetos furtados, como cédulas de dólar e real, joias, relógios, aparelhos celulares e outros. A suspeita é de que o trio teria subtraído ao menos 200 joias, entre ouro, diamantes e pérolas, durante os crimes praticados. Eles deverão responder por furto qualificado.

Comunicação Setorial
Secretaria de Segurança Pública
(62) 3201-1027

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo