CBMGO finaliza Curso de Intervenção e Operações de Salvamento em Desastres 2021
Ao todo, 28 militares de Goiás e de outros estados participaram da especialização. Curso foi encerrado com a realização de simulado, na capital
Foi encerrado nesta segunda-feira (1/02), em Goiânia, o Curso de Intervenção e Operações de Salvamento em Desastres (CIOSD-2021), do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO). Ao todo, 28 militares concluíram a especialização. Entre os alunos que integraram a 2º turma do curso, estão bombeiros de Goiás, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Maranhão, Acre, Amapá, Paraíba, Mato Grosso, além de militares da Força Aérea Brasileira (FAB).
O CIOSD-2021 foi finalizado com a realização de um simulado de resgate de vítimas em desmoronamento, em uma fábrica de papel abandonada, no Setor Capuava. “Foi um simulado de 48 horas, onde simulamos um desastre real, com a vítima soterrada, colapso de edificações e inundação”, informou o coordenador do curso, 1º Tenente do Corpo de Bombeiros Thiago Wening.
O simulado faz parte de uma das cinco disciplinas do curso, que inclui Módulo Básico, Deslizamento e Soterramentos, Busca e Resgate em Inundações e Enxurradas, Busca e Resgate em Estrutura Colapsada e Módulo Complementar. Foram 45 dias de atividades realizadas de forma ininterrupta, em que os alunos foram preparados para atuar em ocorrências de alta complexidade, com raciocínio rápido, controle emocional, preparo físico e foco.
A especialização teve como principal objetivo capacitar e preparar os bombeiros como equipes de resposta a desastres naturais, geológicos, hidrológicos e tecnológicos, como o rompimento de barragens e colapso de edificações, à exemplo do que aconteceu nas barragens de Mariana e Brumadinho, em Minas Gerais. “Eles agora irão compor o grupo resposta a desastres do nosso Estado e caso seja necessário, do país também”, afirmou.
O secretário de Segurança Pública do Estado Rodney Miranda, garantiu que os investimentos na especialização da tropa de segurança pública fazem parte das diretrizes do governador Ronaldo Caiado. “Capacitar constantemente as forças e extrair o máximo dos nossos profissionais para que a gente possa entregar o melhor trabalho para a sociedade”, ressaltou.
Ainda segundo o chefe da SSP-GO, a atuação eficiente dos bombeiros militares de Goiás, coloca a corporação como uma referência a ser seguida no país. “Nossas tropas se destacam cada vez mais em cenário nacional. Precisamos do maior número possível de unidades especializadas para o enfrentamento de situações críticas e de alto risco. Vamos nos esforçar ainda mais para garantir o preparo intelectual, físico e psicológico das nossas forças de segurança”, assegurou.
Operação Tempestade
O Curso de Intervenção e Operações de Salvamento em Desastres faz parte da Operação Tempestade, que tem como foco a promoção de ações preventivas, para evitar acidentes e desastres durante o período chuvoso, em Goiás. Por conta disso, os alunos e instrutores também atuaram durante o período da especialização como uma força tarefa, em caso de ocorrências decorrentes das chuvas.
De acordo com o 1º Tenente do CBM Thiago Wening, grande parte dos desastres naturais são verificados nesse período e por isso, a especialização da tropa é fundamental. “É de suma importância estar capacitando os nossos bombeiros militares a cada ano, nessa atividade, para cada dia mais a gente poder prestar um serviço de melhor qualidade à população”, pontuou.
A previsão é de que uma nova turma do CIOSD seja aberta, em janeiro de 2022, com a capacitação de novos militares.
Comunicação Setorial
Secretaria de Segurança Pública
(62) 3201-1027