Batalhão Rural da Polícia Militar dá início às atividades na região de Mozarlândia

Propriedades de 11 municípios goianos serão cadastradas e terão o policiamento ostensivo, atuando na prevenção de crimes e trazendo maior segurança às famílias que vivem no campo

A Polícia Militar de Goiás deu início nesta quinta-feira (12/11) às atividades do Batalhão Rural na região de Mozarlândia, no Noroeste do estado. A inciativa visa vai atender propriedades de 11 municípios goianos, atuando na prevenção de diversos crimes, como furtos e roubos, com ações de patrulhamento, bloqueios e abordagens.

Além disso, com as ações do Centro Integrado de Inteligência Comando e Controle (CIICC), implantado dentro do BPMR, novas propriedades deverão ser cadastradas no sistema de monitoramento, que hoje já conta com 30.318 registros. Por meio dos cadastros, o CIICC atua no planejamento e direcionamento de atividades, para a aplicação dos recursos operacionais.

Durante o lançamento das atividades, o secretário de Segurança Pública do Estado, Rodney Miranda destacou a importante missão dada a ele pelo governador Ronaldo Caiado, de devolver a segurança às famílias que vivem na zona rural. “O problema da violência no campo era a principal demanda. Os relatos que ouvia eram impressionantes. Uma situação que gerava sensação de insegurança e um custo adicional para aqueles que hoje, alavancam a economia desse país. A segurança do homem do campo é prioridade no governo Ronaldo Caiado. Estamos empenhados nesse trabalho e já estamos colhendo bons frutos”, destacou.

O secretário lembrou a recente pesquisa divulgada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que mostrou Goiás como um dos três estados que mais reduziram o número de roubos no primeiro semestre de 2020, na comparação com igual período do ano passado. “Essa percepção de que as coisas já estão melhorando está refletida em números. Nós vamos nesses próximos dois anos reduzir ainda mais, mostrar que Goiás não é lugar de gente que comete crime. Aqui é uma terra de pessoas de bem, pessoas honestas e trabalhadoras, que merecem tranquilidade para desenvolver suas atividades”, pontuou.

O titular da pasta também fez questão de enaltecer o trabalho das forças de segurança, que têm se empenhado na resolução e prevenção de crimes no campo. “Graças a Deus vocês todos estão fazendo a diferença para o trabalhador, o produtor rural e para a população de Goiás”, ressaltou. O sentimento de gratidão foi compartilhado também pelo proprietário rural Luiz Saraiva, que representou os trabalhadores da região durante a solenidade. “Vocês não sabem a importância que tem pra gente a presença de vocês aqui”, disse.

O comandante-geral da PM-GO, coronel Renato Brum, disse durante o evento que, ao longo dos últimos 30 anos, o foco foram os centros comerciais, as capitais e cidades, algo que tornou vulnerável a situação dos moradores da zona rural. “O homem do campo foi esquecido. Apertamos o centro e os crimes vieram para o campo. E por isso a necessidade de atuar de forma firme e forte”, ressaltou. O comandante também anunciou a destinação de uma viatura para Mozarlândia e cidades próximas, que deverá contribuir com o trabalho do Batalhão Rural na região. “Uma área estratégica e importante, onde o homem do campo tem que ter tranquilidade para trabalhar”, ponderou.

Batalhão Rural

Criado em 2019, por iniciativa do governador Ronaldo Caiado, o Batalhão Rural tem por objetivo potencializar as ações rurais, trazendo maior proteção às famílias que vivem no campo. O trabalho, considerado pioneiro, foi referência para todas as outras unidades da Federação durante o último ano. Em dezembro de 2019, representantes de 14 estados brasileiros e de comitivas do Japão e da Colômbia, estiveram na sede do Batalhão de Polícia Militar Rural e do Centro de Comando e Controle Rural.

De acordo com o comandante-geral da PM, antes da criação do Batalhão, as ações na zona rural muitas vezes não conseguiam atender, da maneira necessária, às famílias que moram no campo. “Ele existia de uma forma tímida, de uma maneira que as viaturas destinadas a ele eram desviadas para outras finalidades e modalidades de patrulhamento, mas não para a atividade fim, que era a proteção do homem de campo”, avaliou.

Até outubro deste ano, o BPMR já contabilizava 83.679 ações operacionais, incluindo abordagens, visitas, monitoramentos e bloqueios. O Batalhão Rural da PM já abrange 192 municípios goianos e a previsão é de que seja estendido a todas as regiões do estado, até o final de 2020. “Nós somos distribuídos em 19 regionais, e ao longo desses dois anos nós fizemos experimentos. Mês passado passamos as últimas unidades para o efetivo do rural, de Posse e Iporá, para o Batalhão Rural, que hoje conta com 204 homens. É uma unidade nova e uma das maiores dentro da Polícia Militar. Ela tem dado respostas de forma efetiva, eficaz e pura e em conjunto com o homem do campo, vamos aperfeiçoar ainda mais”, afirmou o coronel Renato Brum.

O superintendente de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado da SSP-GO, delegado Alexandre Lourenço, também comemorou os bons resultados que vem sendo alcançados pela Polícia Militar, através do Batalhão Rural. “É muito gratificante para nós, policiais, perceber o crescimento de uma força com a estrutura com que a gente está vendo crescer o Batalhão Rural. Temos visto com o morador do campo o retorno da confiança de estar naquele local. É muito bom perceber o tanto que isso vem crescendo. Sabemos que o país enfrenta uma onda de violência sem precedentes, embora o estado de Goiás esteja colhendo frutos da política de segurança pública que tem enfrentado o crime com muita tenacidade. Esmorecer é o que não podemos. Se temos a oportunidade de avançar e crescer, é o que temos que fazer”, pontuou.

Para o delegado, o momento é de aperfeiçoamento e de estreitar cada vez mais a integração com a Polícia Civil, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Rurais (DERCR). “Um momento como esse aqui exige de nós, policias civis, uma responsabilidade muito maior. Nós temos uma delegacia especializada em crimes rurais, mas ela não pode ser somente isso. Começamos a perceber a necessidade de estar do lado de cada ponto de atuação do Batalhão Rural e uma interlocução em tempo real, com cada um dos patrulheiros, para que, de fato, todo ciclo de repressão e prevenção criminal seja feito, e para que o policial que está na linha de frente, tenha o respaldo necessário para a sua atuação”, destacou.

Estiveram presentes no lançamento das atividades o secretário de Segurança Pública do Estado, Rodney Miranda, o comandante geral da PM, coronel Renato Brum, o comandante geral do Corpo de Bombeiros coronel Esmeraldino Jacinto Lemos, o superintendente de combate à corrupção e ao crime organizado da SSP delegado Alexandre Lourenço, o comandante do Batalhão Rural tenente coronel André Luiz de Carvalho e produtores rurais da região.

Secretaria de Segurança Pública (SSP) – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo