Raio Imortal: Curso Operacional da Rotam treina policiais de Goiás e de outros cinco Estados

Unidade especializada da Polícia Militar atua em abordagens que exigem mais rapidez e em casos mais graves de segurança

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), iniciou nesta segunda-feira (16/09), o 19º Curso Operacional das Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam). A unidade especializada da Polícia Militar atua em abordagens que exigem mais rapidez e em casos mais graves de segurança, como roubos de bancos e veículos. As ações são realizadas, especialmente, em áreas de índices criminais mais elevados e gerenciamento de crises.

Participam da capacitação 58 membros da corporação. Além do efetivo do Estado, a PM goiana também é responsável pela formação operacional de 12 policiais de outras unidades da federação, como Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Roraima e Santa Catarina.

No total, o curso contará com 620 horas aulas e será dividido em duas partes distintas. Na primeira fase, serão realizadas atividades teóricas e práticas. A segunda etapa será totalmente voltada para a prática operacional e os participantes devem cumprir escala de, no mínimo, 15 serviços operacionais em pelotões, além de turnos distintos.

A aula inaugural contou com uma palestra ministrada pelo promotor de Justiça Danni Sales Silva, que também é professor de pós-graduação na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Ele é, ainda, autor do livro “Júri: persuasão na tribuna”, colaborador da Rádio Justiça do STF, mestre em Ciências Criminais pela Faculdade de Direito de Lisboa, além de pesquisador visitante do Instituto Max Planck, da Alemanha.

O Batalhão de Rotam possui um efetivo de policiais qualificados para situações de alta complexidade. A tropa recebe treinamento especial. Os policiais inscritos são testados em seus limites físicos, psicológicos e intelectuais.

Diversas autoridades estiveram presentes na abertura do curso. Entre elas, o comandante-geral da PM, coronel Renato Brum; o subcomandante-geral da corporação, coronel André Henrique Avelar; o comandante de Policiamento da Capital, coronel Edson Moura; e o comandante da Rotam, tenente-coronel Benito Franco.

Comunicação Setorial
Secretaria de Segurança Pública
(62) 3201-1027

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo