Crimes são reduzidos em Luziânia e Entorno de Brasília

Dados oficiais apresentados na manhã de hoje, em mais uma reunião ampliada das Forças de Segurança Unificada, revelaram sensível queda nos índices de criminalidade em Luziânia e em todos os municípios da região do Entorno do Distrito Federal, confirmando os números positivos de todo o Estado. Na reunião de hoje, realizada no Centro de Convenções de Luziânia, foram mostrados dados oficiais que garantem os avanços proporcionados pelo Plano de Segurança “Goiás Seguro”.

O Sub-Comandante-Geral da Polícia Militar, Marcio Vicente da Silva, que representou o secretário estadual de Segurança Pública, Irapuan Costa Júnior, e o Comandante-Geral, Silvio Vasconcelos, afirmou na reunião que “integração representa tudo”. Segundo ele, nada seria possível se não fosse a colaboração de cada um dos operadores da Segurança Pública, do soldado ao comandante, do delegado à juíza de direito. “Mostrar números positivos é prazeroso. Isso faz com que não só o soldado, o agente, que trabalha na linha de frente, o comando, o governo do Estado, tenham prazer”.

O Sub-Comandante afirmou ainda que o que faz a diferença é o conjunto de ações articuladas. Ele fez uma saudação especial aos praças recém promovidos pelo governador Zé Eliton. Ao encerrar o discurso, pediu uma salva de palmas a todos os integrantes das forças de segurança. “Vocês são responsáveis lá na ponta por esses números tão positivos. São 76% a menos de homicídios no Jardim Ingá e em Luziânia. Não são números falsos, são números reais”, comemorou. Especificamente em Luziânia, entre Janeiro de 2017 a setembro de 2018, os indicadores de criminalidade caíram vertiginosamente: Homicídio (-51,16%), Tentativa de Homicídio (-33,68%), Furto em Residência (-8,76%), Furto de Veículos  (-25,69%), Roubo de Veículos (-18, 94%), Roubo a Transeunte (-7,95%) e Roubo a Comércio (-40,70%).

No quadro geral, com indicadores de todo o Estado, foram apontadas “reduções consistentes”. No comparativo de janeiro de 2017 a agosto de 2018, as estatísticas revelam crescimento em todas as ações integradas das forças de segurança. Cumprimento de Mandado de Prisão (113,28%), Foragidos Recapturados (45,51), Abordagens Policiais (55,26%), Ações Policiais (64,04%), Prisão em Flagrante (+5,00%), Inquérito concluído com autoria (133%), Ações Preventivas Comunitárias (4,99%), Laudos de Criminalística (2%), Visita Comunitária (49,39%) e 42 toneladas de drogas foram apreendidas no período.

As Forças de Segurança Unificada – que inclui Polícia Militar, Polícia Civil, Política Técnico Científica, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e Procon – realizaram aproximadamente 5 mil operações no período, com o desmantelamento de 20 quadrilhas organizadas. As estatísticas relativas ao 10º Batalhão da Polícia Militar de Luziânia apontam para uma sensível redução nos índices de criminalidade nos municípios do Entorno do Distrito Federal.

Ao falar na solenidade onde as estatísticas foram apresentadas, a juíza criminal de Luziânia, Renata Faria Costa, reforçou que os números mostrados representam uma realidade que se vê nos processos que tramitam no Judiciário, onde pode ser constatada, por exemplo, a redução nos índices de crime contra vida. O trabalho das Forças de Segurança Unificadas, um dos principais eixos do Plano Goiás Mais Seguro, envolve também o Batalhão de Terminais, o programa Pró-Rural, Operações Integradas, o Portal Integrado de Segurança, a Rede Integrada Digital, com emprego de 599 viaturas.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo