Futuro do combate à criminalidade passa pelos serviços de Inteligência
Opinião foi manifestada pelo secretário de Segurança Pública, Irapuan Costa Júnior, durante seminário que contou com palestrante internacional
O secretário de Segurança Pública de Goiás, Irapuan Costa Júnior, entende que o futuro do combate à criminalidade terá de contar com os serviços de inteligência cada vez mais aprimorados, os meios tecnológicos mais avançados e a colaboração internacional. Esta opinião foi manifestada na manhã desta quinta-feira (19/9), durante a abertura do Seminário Internacional de Inteligência de Segurança Pública, promovido pela Superintendência de Inteligência Integrada da Secretaria de Segurança Pública (SSP), que foi realizado no auditório do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Goiás (Creci-GO).
“Somente a conjunção de forças será capaz de fazer frente a essa ameaça à integralidade das famílias e da sociedade. O tráfico de drogas é uma das maiores multinacionais do mundo, com poder econômico elevado”, afirmou Irapuan. Segundo ele, a excelência da inteligência, o preparo dos policiais para exercer com eficiência o trabalho vai garantir resultados positivos. O secretário ressaltou o sucesso das operações conjuntas que têm sido realizadas em Goiás. “A nossa integração é uma das mais perfeitas de todos os Estados. Falta muito para avançarmos em tecnologias, mas estamos no caminho certo”, reiterou.
O superintendente de Inteligência Integrada, Danilo Fabiano, ressaltou que a intensificação do combate ao crime organizado tem proporcionado um efetivo combate ao crime. Ele citou como exemplo a operação de transferência de presos para presídios federais na segunda-feira desta semana. “O momento é de consolidação da inteligência, com estruturação material e qualificação de pessoal. A inteligência busca informações para formulação de estratégias que levem à tomada de decisões”, explicou.
O diretor da Academia de Polícia Civil, Marcelo Aires, falou sobre o avanço da importância da inteligência em Goiás. Segundo ele, Goiás hoje é referência nacional no setor. “Estamos construindo a nossa inteligência e trazendo para a prática conceitos para a realização do nosso trabalho”, afirmou.
De acordo com o coordenador geral de inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Romano Costa, o somatório do conhecimento e a construção do saber são muito importantes para a evolução contínua e sistemática da inteligência. Segundo ele, este segmento tem sido priorizado, por proporcionar êxito nas operações de segurança.
O comissário subchefe do Departamento de Análise de Inteligência, do Chile, Alexis Ramírez Bastías, proferiu palestra sobre A Importância da Inteligência no Contexto das Forças de Segurança do Chile. Também foi prestada homenagem aos profissionais que prestaram relevante contribuição à Atividade de Inteligência do Estado de Goiás, com a entrega da Medalha Mérito da Inteligência, instituída por meio do Decreto Estadual nº 9.312, de 13 de setembro de 2018.
A medalha simboliza a valorização aos profissionais que prestaram relevante contribuição à Atividade de Inteligência do Estado de Goiás. Entre os homenageados estão profissionais da Polícia Militar de Goiás, Polícia Civil de Goiás, Corpo de Bombeiros Militar de Goiás, Diretoria Geral de Administração Penitenciária, Superintendência de Polícia Técnico-científica, Exército Brasileiro, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Agência Brasileira de Inteligência, Secretaria Nacional de Segurança Pública e Ministério Público de Goiás.
FOTOS: ANDRÉ COSTA
Comunicação Setorial
Secretaria de Segurança Pública
(62) 3201-1027