Presa organização criminosa que tinha armas e munições
Rotam prendeu quatro homens suspeitos de participação em roubos a estabelecimentos financeiros, tráfico de drogas e homicídios
Os quatro suspeitos de pertencerem a uma organização criminosa presos na tarde de segunda-feira (17/9), por equipes da Rondas Ostensivas Tático Metropolitana (Rotam), foram apresentados hoje pela manhã. De acordo com o comandante do Policiamento da Capital, coronel Ricardo Mendes, o trabalho de combate ao crime organizado foi intensificado nos últimos meses em Goiás e tem alcançado resultados muito positivos. Foram presos Victor Gabriel Ferreira, Álvaro Borges Pereira, Huarley Fernandes de Oliveira e Fabiano Martins Germano.
De acordo com Ricardo Mendes, já foram presos 18 grupos especializados em roubos a bancos e uma grande quantidade de grupos especializados em assaltos, roubos e furtos de veículos, além de tráfico de drogas. Segundo dados do Observatório de Segurança da Secretaria de Segurança Pública (SSP), já foram apreendidas mais de 40 toneladas de drogas no Estado neste ano. “Nossas equipes estão atentas e de prontidão para garantir a ordem e a segurança”, afirmou.
O delegado geral da Polícia Civil, André Fernandes, afirmou que o trabalho realizado pelas forças que compõem a SSP têm trabalhado de forma integrada, com uso de inteligência e interatividade com a comunidade. “Temos alcançado reduções significativas em todos os indicadores de criminalidade e a população terá melhorada a sensação de segurança”, disse ele.
O comandante do Batalhão de Rotam, tenente coronel Durvalino Câmara Júnior, explicou que uma equipe, em patrulhamento pelo Anel Viário, deparou-se com os suspeitos, que trafegavam em um veículo. Logo que foi realizada a abordagem, ficou constatado que Victor Gabriel Ferreira portava documento falso em nome de Pedro Henrique. Diante do flagrante de uso de documento falso e dando sequência à ocorrência, a equipe foi até a residência de Álvaro Borges Pereira, que também estava no veículo, onde foram encontradas duas pistolas Glock calibre 9 milímetros.
O armamento estava sob a guarda Huarley Fernandes de Oliveira, que é foragido da justiça. Em seguida, de acordo com tenente coronel Câmara, os policiais identificaram outro local utilizado pela associação criminosa para a guarda de armamento. Na residência, que ficava sob a responsabilidade de Fabiano Martins Germano, foram localizados 1 pistola Glock calibre .45; 1 Metralhadora Thompson calibre .45; 1 fuzil Colt M 4 calibre .556; 35 munições calibre .45; 10 munições calibre 12; 200 munições calibre .556; 321 munições calibre 9mm; 4 conjuntos de coletes balísticos – 1 de propriedade da PMGO –; 3 carregadores tipo caracol (2 para calibre .556 e 1 para calibre 9mm); 2 kits rajada para pistolas Glock; 12 carregadores calibre 9mm para Glock; 2 carregadores para calibre .45; 1 carregador calibre .40; 1 acessório laser para pistola; 2 empunhaduras para pistola; 4 máscaras e 3 toucas ninjas. Também foram apreendidos cerca de 5 quilos de entorpecentes diversos e 4 veículos utilizados pelos criminosos – um deles é um Toyota Corolla blindado.
A delegada Caroline Paim, titular da Central de Flagrantes, indiciou os quatro em flagrante por tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e associação criminosa. A investigação ficará a cargo da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic). Segundo a delegada, Victor e Álvaro se mantiveram em silêncio, Huarley negou qualquer envolvimento e Fabiano confessou participação.
FOTOS: ANDRÉ COSTA
Comunicação Setorial
Secretaria de Segurança Pública
(62) 3201-1027