Batalhão Ambiental apreende 12Kg de pescado durante a Piracema

Carga foi doada para lar de idosos

Neste domingo (03/11), a equipe do Batalhão Ambiental da Polícia Militar de Goiás apreendeu 12Kg de pescado ilegal. A ação ocorre no período de defeso, a Piracema, no qual a pesca é suspensa para preservar o ciclo de reprodução das espécies.

As equipes militares estavam em patrulhamento pelo município de Santa Helena de Goiás, quando foram informados por populares sobre um indivíduo que estava comercializando pescado na feira coberta. Diante da denúncia, foi localizado debaixo de um balcão uma caixa com certa quantidade de peixes.

Ainda no local, a corporação foi informada por um frequentador da feira de que o possível dono do pescado, ao avistar a equipe de serviço, tentou esconder os materiais e abandonou tudo evadindo-se do local.

O pescado foi recolhido e doado no Lar dos Idosos São Vicente de Paulo. O Batalhão Ambiental reforça que denúncias podem ser feitas pelo telefone (62) 9 9611-2182.

Piracema

No período de 1º de novembro a 28 de fevereiro, vigora o período de defeso em Goiás. Nesse período, ocorre a piracema, um fenômeno natural em que peixes migram rio acima, enfrentando obstáculos em busca de locais ideais para desovar.

Durante a piracema, qualquer tipo de pesca em áreas e períodos proibidos é considerada predatória, especialmente quando afeta os cardumes. No entanto, ainda são permitidas a pesca esportiva “pesque e solte” e a pesca de subsistência para moradores ribeirinhos.

Vale ressaltar que as leis que regulamentam o período de defeso são a Lei Federal 9.605/1998, a Lei Estadual 13.025/1997 e a Instrução Normativa 02/2020 da SEMAD.

Foto: PMGO

Comunicação Setorial – Secretaria de Segurança Pública – Governo de Goiás 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo