PCGO conclui investigação de incêndio criminoso no Parque Lagoa Vargem Bonita
Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente atua no combate aos incêndios criminosos em todo o estado
A Polícia Civil de Goiás, através da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema), iniciou as investigações imediatamente após ser notificada de um crime de incêndio no Parque Lagoa Vargem Bonita, na zona rural de Goiânia, no dia 28 de agosto deste ano.
O fogo destruiu completamente 100 hectares do Parque. Após intensas investigações, a DEMA conseguiu identificar e responsabilizar os autores do crime.
O titular da DEMA, delegado Luziano Carvalho, ressalta a importância do Parque. “O Parque Lagoa Vargem Bonita, um dos principais refúgios de fauna e flora da região, foi completamente devastado pelas chamas. A perda de biodiversidade e os danos ao ecossistema local são incalculáveis”, disse. Ele reforçou também que a delegacia já atuou em outros casos de incêndios criminosos [leia aqui].
Ações Integradas
A Secretaria de Segurança Pública, através da Superintendência de Ações e Operações Integradas (SAOI), promoveu na última quinta-feira (05/09), uma reunião de trabalho com objetivo de alinhar as ações para a instalação do Gabinete de Ações Integradas, visando operacionalizar as medidas definidas no Decreto 10.539/2024. O documento declara estado de emergência em diversos municípios goianos devido aos incêndios em vegetação e à consequente deterioração da qualidade do ar.
Participaram integrantes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, da Polícia Militar do Estado de Goiás, integrantes da Polícia Rodoviária Federal, Defesa Civil estadual e municipal, integrantes da Secretaria de Saúde, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás, da Polícia Científica de Goiás, Polícia Penal e Polícia Civil.
Fotos: DEMA/PCGO
Comunicação Setorial – Secretaria de Segurança Pública – Governo de Goiás