Operação Cartão Vermelho: PCGO prende integrantes e simpatizantes de torcida organizada

Sete foram presos pelo GEPROT, entre eles o líder do grupo criminoso  

A Polícia Civil do Estado de Goiás, por meio do Grupo Especial de Proteção ao Torcedor (GEPROT/DEIC), após investigação policial, deflagrou nesta quarta-feira (10/07), em Goiânia e Trindade, a “Operação Cartão Vermelho”. A ação busca cumprir 15 mandados judiciais, sendo sete mandados de prisão e oito mandados de busca e apreensão contra indivíduos integrantes e “simpatizantes” da torcida organizada “Força Jovem”, mais especificamente do grupo que se auto intitula “11ª Legião”.

Segundo a PCGO, os integrantes são investigados pela prática dos crimes de associação criminosa armada, lesão corporal grave, roubo majorado pelo concurso de pessoas e emprego de arma branca e disparo de arma de fogo. As investigações tiveram início a partir de uma emboscada criminosa praticada na noite do dia 31 de março de 2024,  no setor Conjunto Vera Cruz II, em Goiânia, onde o grupo criminoso atacou torcedores do Vila Nova Futebol Clube, que voltavam de partida final do Campeonato Goiano, oportunidade em que os investigados, que estavam em três motocicletas e um veículo “sedan”, efetuaram disparos de arma de fogo em frente a um bar onde estavam concentrados os torcedores vilanovenses, bem como ainda teriam espancado um torcedor, que sofreu diversas lesões na região da cabeça.

Durante as investigações, ainda foi identificado que esse grupo criminoso foi responsável por outros ataques na mesma região, se destacando a ação criminosa praticada na noite do dia  19 de abril de 2024, onde os investigados, em diversas motocicletas, emboscaram três torcedores vilanovenses, sendo um adolescente homem e duas adolescentes mulheres, oportunidade em que agrediram as adolescentes mulheres e subtraíram seus pertences e vestimentas ligadas a torcida rival, deixando as vítimas seminuas em via pública.

Durante as investigações e deflagração da operação policial, foram presos sete investigados, entre eles o líder do grupo criminoso, bem como apreendido a arma de fogo, tipo revólver utilizada, substâncias entorpecentes, veículos automotores usados nos crimes e vasto material ligado a torcida organizada “Força Jovem – 11ª Legião”.

A divulgação da identificação dos presos foi procedida nos termos da Lei 13.869/2019, portaria n° 547/2021 – PC, e Despacho da Autoridade Policial responsável pelas investigações, justificadas na possibilidade real de identificação de novas vítimas

Fotos: Divulgação/PCGO

Comunicação Setorial – Secretaria de Segurança Pública – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo