Cúpula da SSPGO obtém reconhecimento nacional
Comandantes da PMGO e do Corpo de Bombeiros, além de superintendente da Polícia Técnico-Científica, são eleitos direitos de instituições de cada corporação
Goiás tem obtido o reconhecimento nacional entre as instituições que atuam diretamente na área de Segurança Pública. Nesta quarta-feira (15/4), a superintendente da Polícia Técnico-Científica, Rejane Sena Barcelos, foi escolhida por unanimidade para presidir o Conselho Nacional de Dirigentes Geral das Polícias Técnico-Cientifica, e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, coronel Carlos Helbingen Júnior, foi eleito presidente do maior colegiado Nacional de Corpos de Bombeiros do Brasil, o Ligabom, durante evento realizado no Rio de Janeiro.
Essa é a primeira vez desde quando o Ligabom foi criado, em 2003, que um comandante goiano é eleito para o cargo, passando a coordenar as discussões relacionadas aos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil. “A partir de agora a sede oficial do Conselho para o biênio 2015/2016 será Goiânia. Entre os objetivos da Ligabom estão discutir e programar uma política nacional de interesse de todos os Corpos de Bombeiros Militares do País e buscar mais recursos para as corporações”, destaca o comandante. “A minha escolha por unanimidade é o reconhecimento de toda a Polícia Técnico-Científica de Goiás, que é referência inclusive para outros países da América Latina”, diz Rejane Barcelos.
No mês passado, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Silvio Benedito Alves, já havia sido eleito presidente do Colegiado de Comandantes Gerais das Polícias e Bombeiros Militar do Brasil (CNCG). Tanto os Colegiados de Comandantes-Gerais (CNCG e Ligabom) como o Conselho Nacional de Superintendentes das Polícias Técnico-Cientifica têm como função primordial discutir temas relacionados às áreas de atuação de cada força, buscando melhorias para a execução de seus trabalhos e políticas públicas em âmbito nacional.
De acordo com o secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária de Goiás, Joaquim Mesquita, o reconhecimento demonstra a excelência técnica e o profissionalismo com que cada um dos escolhidos para os cargos de relevância nacional têm em relação aos assuntos da Segurança Pública, o que coloca o Estado de Goiás em destaque nacional.
Em 2014, a Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária de Goiás já havia sido reconhecida pelo Tribunal de Contas da União (TCU) pela excelência na gestão. De acordo com o tribunal, Goiás obteve o segundo lugar no iGovSeg 2013 – Levantamento de Governança de Segurança Pública.