Hospital Estadual de Formosa recebe mais de 1,4 mil elogios no período de um ano

Unidade do Governo de Goiás, no Entorno do Distrito Federal, é destaque em excelência nos cuidados hospitalares de qualidade, mantendo uma média de 98% de satisfação

Trabalho da ouvidoria do HEF fortalece vínculo entre pacientes e a instituição

O Hospital Estadual de Formosa (HEF) destaca-se como referência em atendimento humanizado. Criada para registrar opiniões e demandas dos usuários, a ouvidoria da unidade do Governo de Goiás administrada pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed) contribui não só para a melhoria dos processos e serviços, mas também para ser um canal em que os pacientes têm a oportunidade de compartilhar suas experiências vividas no hospital. Em 12 meses, são mais de 1,4 mil elogios recebido, mantendo a média de 98% de satisfação na unidade.

A unidade mantém esse índice de satisfação geral desde agosto de 2023, refletindo seu compromisso contínuo com um atendimento de alta qualidade. Com foco na excelência, o HEF está investindo em iniciativas inovadoras para aprimorar a eficácia e a qualidade da assistência aos pacientes. Destaca-se a Comissão de Altas, que adota uma abordagem multidisciplinar com visitas diárias aos leitos, oferecendo atenção personalizada e garantindo eficiência no processo de alta. Essa abordagem integral às necessidades do paciente e a comunicação coordenada entre os profissionais contribuem para uma experiência hospitalar mais positiva.

Um exemplo marcante é o caso do paciente Mateus Pires, admitido na Unidade de Terapia Intensiva, no início de janeiro. Durante sua internação, recebeu um acolhimento caloroso da equipe médica e multidisciplinar, que ofereceu apoio constante. Com o passar dos dias, Mateus não era apenas mais um paciente para os médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem da UTI B, mas sim um amigo.

Após 23 dias de internação, Mateus recebeu alta. Antes de deixar o hospital, expressou sua gratidão à equipe de saúde pelo cuidado excepcional que recebeu, destacando a importância do vínculo positivo estabelecido entre ele e a instituição. “Quero agradecer a todos os profissionais que dedicaram seu trabalho com muito amor e atenção, não apenas a mim, mas a todos os pacientes da UTI B”, agradeceu ele.

O diretor do Hospital Estadual de Formosa, Luciano Dutra, destacou os resultados significativos alcançados pela Ouvidoria ao longo de 12 meses, que refletem o compromisso da instituição com a qualidade do atendimento, além de evidenciar um vínculo sólido pautado no respeito e na empatia com os pacientes.

“A dedicação da nossa equipe é um reflexo direto do nosso compromisso com um atendimento humanizado. As iniciativas inovadoras, como a equipe multidisciplinar e comissões especializadas, demonstram nossa busca incessante pela excelência, proporcionando uma experiência positiva e eficiente para nossos pacientes. Contamos com uma equipe comprometida em manter padrões excepcionais de atendimento”, afirma Luciano.

Melhoria contínua
A Ouvidoria do HEF não apenas desempenha o papel de mediadora entre pacientes e a instituição, mas também é uma força impulsionadora da melhoria contínua. Os feedbacks recebidos são analisados minuciosamente, resultando em ações preventivas para aprimorar a qualidade do atendimento e a satisfação dos pacientes.

Larissa Gabrielle, ouvidora do HEF, destaca o papel crucial da Ouvidoria na relação paciente-instituição, resolvendo conflitos e promovendo comunicação eficaz. “Os feedbacks nos permitem avaliar a experiência do paciente, a qualidade dos serviços e monitorar indicadores de desempenho, além de pensar em estratégias inovadoras. A participação ativa da Ouvidoria na comunidade é essencial para educar os pacientes sobre seus direitos e oferecer espaço para críticas, sugestões e elogios. A Ouvidoria dá voz aos pacientes e está sempre pronta para ouvi-los”, reforça Larissa.

Os pacientes podem buscar a Ouvidoria da unidade por meio de diversos meios de comunicação, como telefone (61) 3770-0175, WhatsApp (62) 3121-5418 e e-mail ouvidoria@hef.org.br. Além disso, o serviço está disponível presencialmente de segunda a quinta-feira das 08h às 18h e na sexta-feira das 08h às 17h.

Braz Silva (texto e foto)/Imed

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