Metrobus mantém liderança no Sislog graças ao empenho e trabalho em equipe

A Metrobus se mantém em primeiro lugar no domínio do Sistema de Logística e Abastecimento do Estado de Goiás (Sislog), segundo dados do Portal da Transparência, como o órgão com maior número de pregões eletrônicos homologados na plataforma do Governo de Goiás em 2025. Até o momento, temos 18 processos homologados e 13 em andamento.

Para Giovanna Barbosa de Miranda, presidente da Comissão Permanente de Licitação (CPL), a conquista reflete o empenho, a eficiência e o esforço conjunto das áreas da Metrobus. “Esse resultado mostra a competência da CPL, mas também o trabalho em equipe. O processo de licitação passa por várias áreas internas, então é fruto de um empenho coletivo”, destaca.

A adaptação ao novo sistema de compras foi um desafio. Desde 2023, todas as aquisições do Estado passaram a ser feitas exclusivamente no Sislog — exigindo que a CPL deixasse de usar o antigo ComprasNet e que todos os departamentos aprendessem a operar o novo sistema em todas as fases, da fase interna à externa. “As áreas tiveram que se capacitar e fazer treinamentos. “Operacionalizar o Sislog, inicialmente, foi complexo, principalmente para quem não tinha contato com esse tipo de sistema”, explica Giovanna.

Segundo ela, a superação dessa curva de aprendizagem foi possível graças ao envolvimento de todos: “Todo mundo se empenhou. Se não fosse isso, não teríamos conseguido dar andamento em tanta coisa nova”.

Outro diferencial da Metrobus está na diversidade de objetos licitados. Enquanto alguns órgãos concentram aquisições em categorias específicas, a Metrobus atua em várias frentes: peças, serviços, materiais operacionais, insumos diversos. Isso exige atenção redobrada e domínio técnico sobre diferentes tipos de processo.

Ela ainda ressalta que o sucesso da Metrobus no ranking não se deve apenas ao volume licitado, mas principalmente ao domínio dos procedimentos e da operacionalização ćdo sistema. “Estamos na frente porque sabemos operar o sistema e entendemos o processo. Isso faz toda a diferença.”

Governo na palma da mão

Ir para o conteúdo