Semear On-line: no Dia do Consumidor, superintendente do Procon-GO fala sobre direitos básicos do consumidor voltado ao servidor público
Em palestra transmitida no canal da Escola de Governo no YouTube, nesta terça-feira (15/03), superintendente do Procon-GO, Alex Vaz, alertou sobre práticas abusivas e direitos assegurados pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC)
A Superintendência da Escola de Governo – unidade da Secretaria da Administração (Sead) – realizou, nesta terça-feira (15/03), a primeira edição do projeto Semear On-line em 2022. A palestra, ministrada pelo superintendente do Procon Goiás, Alex Vaz, teve como tema 'Direitos básicos do consumidor voltado ao servidor público', aproveitando a ocasião do Dia Mundial do Consumidor, celebrado no dia 15 de março. A mediação do evento foi realizada pela gerente de Gestão do Conhecimento da Escola de Governo, Márcia Schiavon.
A iniciativa de abordar o tema no Dia do Consumidor teve como objetivo alertar os servidores públicos sobre seus direitos enquanto consumidores. Segundo o superintendente, as relações de consumo são asseguradas em lei. “O Código de Defesa do Consumidor (CDC) garante alguns direitos básicos na hora de comprar ou contratar um serviço, obrigando o fornecedor a colocar no mercado de consumo produtos e serviços seguros”, pontuou Alex Vaz.
De acordo com o superintedente, entre os direitos assegurados pelo CDC estão a proteção da vida e segurança, liberdade de escolha de produtos e serviços, direito à educação sobre o consumo, à informação e ao arrependimento, "além de assegurar a proteção contra a publicidade enganosa e abusiva", complementou.
“As práticas abusivas mais comuns são a venda casada, o envio de produtos e serviços sem solicitação, o aumento de preços sem justificativa e a cobrança indevida”, alertou o palestrante. Durante a palestra, Alex Vaz lembrou ainda o trabalho realizado pelo Procon Goiás e Procon municipal para assegurar os direitos dos consumidores.
Semear
Secretaria da Administração – Governo de Goiás