Oficina de Revisão Gramatical Aplicada à Redação Oficial

Objetivo Geral

Revisar a parte gramatical relativa à construção de períodos sintáticos, com a reapresentação das classes de palavras e dos termos oracionais (essenciais, integrantes e acessórios), para os participantes reconhecerem a importância deles na estruturação de textos claros, informativos e relevantes, que são indispensáveis à escrita oficial.

Público Alvo

Servidores da administração estadual, em turma com aproximadamente 35 participantes.

Carga Horária

08 horas

Objetivos específicos

  1. entender e aplicar as classes de palavras na formulação dos períodos com uma ou mais orações;
  2. compreender que os constituintes das orações se organizam em unidades maiores que abrigam unidades menores em diferentes níveis e que decorrem disso suas funções;
  3. dominar os conceitos de oração, período e frase;
  4. converter constituintes oracionais em temos simples, sem a presença verbal;
  5. compreender que o emprego consciente dos termos da oração evita falhas de concordância, regência e pontuação, além de garantir a coesão e a coerência;
  6. detectar e corrigir falhas sintáticas na escrita oficial;
  7. estabelecer as relações de coordenação e de subordinação pertinentes entre os termos oracionais; e
  8. analisar e qualificar sintaticamente os períodos construídos nos textos oficiais, inclusive com o devido uso dos conectores.

Ementa

Revisão analítica das categorias gramaticais e das funções sintáticas; reconhecimento dos termos essenciais, dos integrantes e dos acessórios; avaliação crítica e corretiva de enunciados extraídos de despachos, ofícios e pareceres; construção de frases sintaticamente corretas; compreensão das relações de diferentes níveis entre termos e orações; e domínio dos principais conectores oracionais.

Habilidades e competências

• Eeficiência na identificação dos termos oracionais com suas respectivas relações e funções para a aplicação consciente deles na escrita oficial; e

• delimitação dos períodos sintáticos para evitar bloqueios de comunicação devido à sobrecarga de informações ou a fragmentação delas nos textos oficiais produzidos.

Conteúdo programático

  1. Noções de frase, oração e período (simples e composto por coordenação ou subordinação);
  2. revisão das classes de palavras (substantivo, adjetivo, pronome, numeral, verbo, advérbio, conjunção, preposição, numeral e interjeição);
  3. Termos essenciais da oração: sujeito (tipos) e predicado (tipos);
  4. Termos integrantes da oração: complementos verbais, complemento nominal e agente da passiva; e
  5. Termos acessórios da oração: adjunto adnominal, adjunto adverbial e aposto.

Critérios para aprovação

Frequência igual ou superior a 80% (oitenta por cento)

Governo na palma da mão

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