Oficina de Fotografia Institucional Mobile

Carga Horária

8 horas

Objetivo

Aprender e executar conceitos e técnicas de fotografia institucional com a utilização de aparelhos celulares smartphones

Objetivos Específicos

  • Compreender o conceito de fotografia, especialmente de fotografia institucional, e sua aplicabilidade nas instituições públicas;
  • Estudar os elementos que compõem o ato fotográfico, especificamente no ambiente institucional, e praticá-los com a demanda de cada órgão que compõe o Governo do Estado de Goiás;
  • Entender as limitações e potencialidades dos aparelhos celulares smartphones para a execução e divulgação de uma fotografia institucional.

Público-Alvo

A oficina se destina, preferencialmente, a servidores (as) públicos (as) que trabalham direto e indiretamente com assessorias de comunicação e/ou assessoramento de gestores públicos.

Ementa

Fotografia: conceitos; tipos e elementos. Fotografia Institucional: comunicação estratégica, identidade visual e fotoassessoramento. Atos Fotográficos: antes (tema, objetivo e olhar fotográfico); durante (luz, enquadramento e profundidade de campo); depois (seleção, edição e tratamento fotográfico para divulgação).

Habilidades e competências

  • Conhecimento de conceitos, técnicas e elementos sobre fotografia institucional.
  • Desenvolvimento de um olhar fotográfico voltado para a produção de imagens com estratégias para a instituição.
  • Análise de material fotográfico institucional produzido por si e por terceiros.

Conteúdo Programático

  • Fotografia: conceitos históricos e conceitos filosóficos para compreender o que é a fotografia e suas funções socioculturais. Tipos fotográficos serão ensinadas como forma de diferenciação entre as ramificações da fotografia que existem no mercado, para assim chegar na fotografia institucional.
  • Fotografia Institucional: mostrar como a fotografia institucional se encaixa na comunicação estratégica de uma instituição; compreender como a fotografia faz parte de um projeto de identidade visual; e como a fotografia pode auxiliar na assessoria de um gestor e de uma instituição pública.
  • Atos Fotográficos: entende-se que a fotografia é uma preparação antes, durante de depois. O Antes vai ser focado na escolha do tema, o objetivo a ser alcançado com a foto e como pode-se construir um olhar fotográfico voltado par a instituição pública; O durante, foca na escolha da luz, no enquadramento e no uso ou não da profundidade de campo; por fim, o depois se preocupa com a seleção das melhores imagens, na edição de saturação/brilho/contraste e no tratamento fotográfico para futura divulgação.

Critério de Aprovação

O (A) aluno (a) deve participar de todas as atividades da oficina, ter um produto final fotográfico das atividades proposta e enviar para um e-mail criado para este fim.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo