Linguagem Simples aplicada ao Expresso

Curso EaD – não há turmas disponíveis para inscrição

Objetivo 

Objetivo Geral: oferecer experiência e capacitação em linguagem simples aplicada à Carta de Serviços ao Usuário aos participantes.

Objetivos específicos:

  • familiarizar o participante com os princípios de linguagem simples;
  • apresentar temas da realidade social brasileira relacionados ao governo digital e ao atendimento no serviço público;
  • apresentar diretrizes de linguagem simples;
  • orientar os participantes durante a revisão e a reescrita de textos da Carta de Serviços ao Usuário; e
  • refletir, criticamente, sobre quais princípios guiaram as alterações feitas.

Público-Alvo

Servidores do Poder Executivo Estadual.

Carga Horária

40 horas

Pré-requisito

Não há.

Conteúdo Programático

Unidade 1 – Transformar pingo em letra

Apresentação de temas sobre alfabetização e linguagem simples inseridos na Apostila do curso, que deverá ser estudada antes da participação do aluno na oficina:

1. Nem todo mundo entende, mas todos precisam saber
1.1. Analfabetismo funcional no Brasil
1.2. Como nos tornamos tão difíceis?
1.3. Linguagem simples funciona
1.4. Uma breve história sobre o movimento Linguagem Simples
2. 12 Conselhos simples para escrever simples
3. Seja honesto, sempre
4. Exemplos (passo a passo)
4.1. Revisando um texto
4.2. Escrevendo um texto
5. Vamos praticar
5.1. Exercício 1: anatomia de um texto
5.2. Exercício 2: revisar e reescrever um texto
5.3. Exercício 3: escrever um telegrama
6. Se tornando proficiente e usando linguagem simples de maneira espontânea

Unidade 2 – 12 conselhos simples para escrever simples

12 conselhos e diretrizes básicas de linguagem simples, disponíveis em 12 videoaulas, que deverão ser assistidas antes da participação do aluno na oficina:

0. Linguagem simples aplicada, convite à participação na oficina.
1. “Escrever com cuidado é um dever”
2. “Planeje antes de escrever e pense no outro novamente”
3. “Revise, estude e avalie seu texto”
4. “Primeiro, o mais importante”
5. “Todo texto tem partes”
6. “Um parágrafo para cada informação”
7. “Não se escreve só com letras”
8. “Seja direto sempre”
9. “Use frases curtas”
10. “Seja assertivo”
11. “Cuide de seu tom e direcionamento”.
12. “Fale a mesma língua”.

Unidade 3 – Oficina prática de Linguagem Simples

Exercícios práticos e a reflexão crítica dos participantes sobre textos escritos para a Carta de Serviços serão realizados em oficina síncrona com duração de 2 horas.

Os exercícios que serão trabalhados são os descritos na apostila.

Serão ofertadas 23 datas para que o aluno escolha em qual delas participará. É permitida a participação em apenas 1 oficina.

Critérios para aprovação

– Participação e Frequência na oficina on-line; e

– Aproveitamento igual ou superior a 70% (setenta por cento) na atividade avaliativa do curso.


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Governo na palma da mão

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