I Seminário de Pesquisa Aplicada à Administração Pública promove troca de saberes e incentiva a inovação
Na última sexta-feira (27), a Escola de Governo sediou o I Seminário de Pesquisa Aplicada à Administração Pública, um evento que marcou um importante passo na integração entre teoria e prática no setor público. Com foco nos desafios da coleta de dados em contextos governamentais, o seminário teve como público-alvo os alunos das pós-graduações da Escola de Governo, além de professores, pesquisadores e servidores interessados no tema.
A Diretora Executiva da Escola de Governo, Roberta Costa, fez a abertura do evento destacando a relevância da iniciativa. “Desde que iniciamos os cursos de pós-graduação, essa é uma das ações que desejávamos impulsionar. Esse seminário é um dos passos que vamos dar em direção a sermos formuladores de novas políticas públicas. Através de métodos de coleta de dados eficientes, teremos insumos para elaborar políticas públicas baseadas em evidências científicas, e não em achismos”, enfatizou. Roberta Costa também adiantou que a Escola de Governo está em tratativas com a Universidade Estadual de Goiás (UEG) para a publicação dos trabalhos dos alunos em um e-book, reforçando o compromisso da instituição com a produção acadêmica de qualidade e o aprimoramento dos serviços públicos.
A programação do seminário incluiu a palestra de Rafael Delfino, doutor em Direitos Humanos e pesquisador da Universidade Federal de Goiás, que abordou o tema “Desafios e Soluções na Coleta de Dados em Pesquisas Governamentais”. Durante sua fala, Delfino ressaltou a importância de manter o foco no objeto de pesquisa para obter resultados mais precisos. “Não se afaste da sua pesquisa. Quanto mais próximo do objeto, melhor será o resultado final”, aconselhou aos alunos que se preparavam para apresentar seus projetos.
Após a palestra, os participantes tiveram um intervalo para café, seguido pela apresentação dos projetos de pesquisa em desenvolvimento pelos alunos das pós-graduações da Escola de Governo. Divididos em grupos de trabalho, eles expuseram o andamento de suas pesquisas, proporcionando um rico debate sobre os desafios e inovações no campo da administração pública.
O evento, que se estendeu até as 18h, foi elogiado pelos participantes pela troca de conhecimentos e pela oportunidade de ampliar o diálogo entre academia e gestão pública.