Design Thinking para Inovação no Setor Público
Curso Presencial – Não há turmas disponíveis para inscrição
O material didático para acompanhamento das atividades do curso será disponibilizado em formato digital no primeiro dia de aula. Nesse caso, não será entregue a apostila (ou material didático) de forma impressa.
Objetivo
Apresentar o Design Thinking como abordagem voltada à solução de problemas complexos, alterações de produtos, serviços e processos inerentes ao setor público, com foco no cidadão.
Público-Alvo
Servidores do Estado de Goiás, especialmente os envolvidos nas áreas de planejamento e projetos estruturantes.
Carga Horária
20 horas, sendo 12h teórico-expositivas e 8h práticas
Conteúdo Programático
Introdução à inovação (2h)
- Inovação no setor público
- Tipos de inovação
- Barreiras para inovar no setor público
- Indutores da inovação no setor público
Metodologia de Design (2h)
- O design thinking como abordagem para inovação
- Tipos de desafios adequados para o pensamento de design
- Estratégia colaborativa
- Método duplo diamante
Entendimento do Problema (2h)
- Planejamento de pesquisa
- Execução de pesquisa
- Imersão preliminar
- Imersão profunda
- Principais ferramentas: entrevista, a mente do principiante, um dia na vida, mapa de empatia.
Definição do Problema (2h)
- Amostra
- Feedback
- Síntese do problema
- Principais ferramentas: cartões de insights, mapa de stakeholders, personas.
Ideação (2h)
- Temas do pensamento
- Inspiração e referências
- Síntese e seleção de ideias
- Principais ferramentas: brainstorming, co-creation session, cardápio de ideias.
Prototipagem (2h)
- Tipos de protótipos
- Desenvolvimento de design
- Principais ferramentas: prototipação em papel, encenação, protótipos de serviços.
Oficina prática de design thinking (8h)
- Entendimento do problema
- Definição do problema
- Ideação
- Prototipagem
Critérios para aprovação
0,3 x Participação em sala + 0,7 x Atividade de Oficina em grupo
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