Perguntas e Respostas sobre a Licença para Capacitação
A publicação do novo estatuto do servidor público trouxe a necessidade de regulamentação de seus artigos, inclusive, aqueles que impactam diretamente nas ações desenvolvidas pela Escola de Governo. Assim sendo, foi instituída, por meio do Decreto nº 9.738/2020, a Política Estadual de Capacitação e Desenvolvimento Profissional.
Valorizar o servidor e melhorar a eficiência e a qualidade dos serviços foram referenciais na construção dos objetivos dessa política, sem esquecer a racionalização e a efetividade dos gastos públicos.
Um dos benefícios da nova Política de Capacitação é uma visão inovadora de abordagem para a gestão do conhecimento, com ares de criatividade por meio de uma construção coletiva do saber amplificada pelo ensino a distância e pela utilização de ferramentas digitais de alcance global.
Outro ganho trata-se do fortalecimento das ações de capacitação de uma maneira geral, uma vez que várias escolas de governo atuarão coordenadas em benefício da capacitação dos servidores em todo o território goiano.
Por outro lado, as conquistas não envolvem somente a atuação da Administração, também o servidor teve benefícios instituídos à medida que tem garantido no texto da política a figura da instrutoria interna, como reconhecimento de suas competências e de sua capacidade de produção de conhecimento.
O servidor teve garantida a previsão de diferentes afastamentos para capacitação, que em última instância devem beneficiar a população com entregas ora relevantes, ora pontuais a depender da qualificação empreendida, que pode se dar por períodos mais extensos ou curtos.
Para informar e orientar os servidores públicos acerca da licença para capacitação, disponibilizamos uma cartilha com perguntas e respostas que pode ser acessada pelo link abaixo.