Inovação em Governo como tema de mais uma Roda de Conversa
Como fomentar e potencializar o ecossistema de inovação em governo em Goiás? Quem são as pessoas e as unidades dispostas a enfrentar esse desafio? Como essas pessoas e áreas podem colaborar, cocriar, se ajudar e potencializar suas iniciativas?
Para começar a procurar respostas a tais questões tão importantes e abrangentes, a Escola de Governo promoveu, na manhã dessa quarta-feira, 14 de agosto, uma Roda de Conversa, dentro do Projeto Semear, dessa vez com representantes das unidades que têm escopo voltado para inovação em algum sentido, no âmbito do governo estadual.
Acreditamos que a inovação está (deveria estar, ou vai estar) no radar de todos – e tomara, um dia chegaremos lá. Mas até isso ocorrer e a postura inovadora se tornar o novo normal, algumas áreas foram pensadas para ajudar que a inovação aconteça no governo e/ou fomentar sua cultura.
Tem área pensando inovação com fomento a startups e empreendedorismo, economia criativa, fomento à pesquisa e inovação, parques tecnológicos; tem gente pensando a inovação tecnológica: big data, business intelligence, governo digital; tem gente pensando inovação em produtos, processos, soluções e serviços… todo mundo buscando alinhar o foco para atender (e compreender!) cada vez mais as reais demandas do cidadão.
Participaram da Roda de Conversa representantes dos seguintes órgãos e entidades: SEAD, SEDI, SEAPA, Economia, Saúde, Segurança Pública e FAPEG.
De sua parte, a Escola de Governo apresentou o Pequi Lab, seu escopo e frentes de atuação, o projeto de Trainees em Gestão Pública (já, já, teremos novidades) e as capacitações específicas voltadas para inovação que estão sendo estruturadas. Além de convidar os colegas servidores a proporem cursos e oficinas voltados à temática.
A troca de experiências, de expectativas e as intenções de colaboração e cocriação deram o tom da discussão na busca por pontos de convergência, construção de caminhos e pontes para facilitar que as inovações ocorreram nas mais diversas frentes, aproveitando talentos, oportunidades e soluções já disponíveis.
Ao final, gás renovado, a certeza de que ninguém está sozinho e o compromisso com novas Rodas de Conversa para avançar nas discussões rumo a colaborações efetivas. É bacana saber que Goiás tem muita gente boa querendo fazer inovações significativas acontecerem.