Emater Goiás promove oficina de queijo cabacinha na 22ª Tecnoshow

A Emater Goiás marca presença na 22ª edição da Tecnoshow Comigo com uma programação de oficinas para produtores rurais e visitantes do estande. Durante todos os dias da feira, que é um dos maiores eventos do agronegócio do Brasil, serão realizadas oficinas de processamento de alimentos na agroindústria modular, montada em parceria com o Grupo Cesar.

Uma das oficinas que já foram realizadas é a de produção do Queijo Cabacinha, que é considerado Patrimônio Cultural de Goiás. Os produtores Maria Miriam e o esposo Wilson Felipe, de Santa Rita do Araguaia, foram os convidados para ensinar todas as etapas do processo de produção, iniciando pela chegada do leite até o armazenamento do queijo.

Os produtores se dedicam à produção de queijo cabacinha há 6 anos. De acordo com os produtores, a queijaria produz cerca de 28 unidades por dia, que são comercializados sob encomenda. A produção da queijaria gera uma renda média mensal de R$ 15 mil, sendo a principal fonte de renda da família.

Todo o processo do queijo é realizado pelo casal artesanalmente, o que resultou na conquista do Selo Arte, que permite a comercalização do produto em todo o país. Além disso, a queijaria também possui o Selo de Inspenção Municipal (SIM) e o Selo de Inspeção Estadual (SIE), seguindo todos os padrões técnicos estabelecidos pela legislação, garantindo a segurança dos alimentos ao consumidor.

Os produtores Maria Miriam e Wilson Felipe ensinaram todas as etapas do processo de produção: da chegada do leite até o armazenamento do queijo

Para aumentar a visibilidade e a valorização do queijo cabacinha, a Emater Goiás, em parceria com os produtores da região do Araguaia, para a obtenção do registro de Indicação Geográfica que é um reconhecimento concedido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O título vai valorizar a iguaria e a região onde ela é feita, impulsionando a produção local.

“O queijo cabacinha representa a tradição e o trabalho árduo dos produtores de Goiás, como o Wilson e a Maria. O registro de Indicação Geográfica é conferido a produtos que carregam características únicas graças a seu local de origem, diferenciando o produto, melhorando a comercialização e impulsionando o desenvolvimento regional”, afirmou o presidente da Emater Goiás, Rafael Gouveia.

Oficinas na Tecnoshow 2025:

Com o objetivo de orientar os produtores a diversificar suas atividades e agregar valor aos seus produtos, a Emater Goiás vai ofertar, no estande da instituição durante a Tecnoshow, oficinais e palestras para os agricultores e visitantes. Confira a programação:

07/04 – Oficina de Panificação com Mel

08/04 – Oficina de Queijo Cabacinha

09/05 – Oficina de Doces Cristalizados

10/05 – Oficina de Processamento de Frutas

11/05 – Oficina de Processamento de Mandioca

Para o presidente da Emater, as capacitações são fundamentais para o fortalecimento do trabalho dos produtores rurais em Goiás. “Temos nos dedicado a apoiar os produtores com ações que vão além da orientação técnica. Queremos ajudá-los a entender o potencial econômico que eles têm dentro de sua propriedade, incentivando a diversificação e agregando valor à sua produção”, completou Rafael Gouveia.

Além das oficinas, a Emater Goiás marca presença na Tecnoshow Comigo, com serviços, atendimentos e inovação para o homem do campo. Dentre as atividades, a Emater Goiás, em parceria com a Rede ILPF, vai proporcionar uma experiência interativa com tecnologia que permite fazer tour em realidade virtual por fazenda que utiliza sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). Já na Feira da Agricultura Familiar, os visitantes podem adquirir diversos produtos que estão sendo comercializados por produtores rurais assistidos pela Emater Goiás na região Sudoeste. A feira acontece entre os dias 07 e 11 de abril, das 8h às 18h, em Rio Verde, com entrada e estacionamento gratuitos para o público.


Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com | +55 62 3201-2322
www.emater.go.gov.br
@ematergoias

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo