Vila Cultural Cora Coralina recebe coletiva dos artistas Liah, Marcelo Maia e Tolentino

Obra do artista Liah

Exposição “Imagens Poéticas de uma Cidade Noturna” reúne cerca de 20 obras em técnica mista e diferentes estilos. Inauguração será nesta quinta-feira (09/05)

A Vila Cultural Cora Cultural, unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult),  abre a Sala Antônio Poteiro para a exposição coletiva  “Imagens Poéticas de uma Cidade Noturna”, dos artistas plásticos Alexandre Liah, Marcelo Maia e Tolentino. A inauguração será nesta quinta-feira (09/05), às 18h30.

A mostra reúne cerca de  20 obras, feitas de 2017 a 2024, em  técnica mista, e de diversos formatos que variam do grande ao médio. O conceito curatorial propõe mostrar ao público abordagens poéticas em obras, em diferentes técnicas e estilos, num conjunto expressivo dos trabalhos dos artistas que possuem caráter de três individuais, apesar de ser uma coletiva. Mais do que o acervo em si, “Imagens Poéticas de uma Cidade Noturna” expressa a vitalidade das linguagens e a personalidade artística de cada autor.

As obras que compõem a exposição foram escolhidas especialmente para esta mostra, por uma equipe de curadoria composta por artistas plásticos de maneira a sustentar uma narrativa sobre o tema proposto. A atmosfera da noite tem um olhar diferente, onde muitas coisas se revelam e outras se escondem; é no cenário dessa cidade que as imagens são capturadas pelos pincéis dos artistas. 

 A coletiva fica em cartaz até 31 de maio. A Vila Cultural Cora Coralina funciona de segunda-feira a domingo, das 9h às 17h. A entrada é gratuita e é permitida a entrada de animais de estimação, desde que com coleira.

Sobre os artistas

Alexandre Liah

Nasceu em Goiânia em família de origem ucraniana. Sua formação em artes plásticas deu-se, além da acadêmica, através de suas vivências em diferentes ateliês de artistas goianos e estrangeiros, como D.J. Oliveira, Cleber Gouvea, Siron Franco, Roos dentre outros. Suas múltiplas linguagens passeiam pelo desenho, ilustração, gravação e outras técnicas, e sua pesquisa inclui temas como as transformações das paisagens urbanas e cenas cotidianas traduzidas em provocações oníricas, com influências de art pop e expressionismo. Possui obras em importantes acervos particulares e públicos, nacionais e internacionais. É graduado em Artes Visuais – Licenciatura na Universidade Federal de Goiás (UFG), professor de desenho e pintura desde 2017, na Escola do Futuro em Artes Basileu França, além de atuar como curador, orientador e produtor de exposições de artistas goianos desde 2000. Exerceu durante 15 anos os cargos de professor e diretor da Escola de Artes Visuais (EAV), da Secult Goiás. Já recebeu vários prêmios e expôs suas obras em locais de relevância em Goiás, São Paulo, Porto Alegre, e no exterior, em Buenos Aires ( ARG), Paris, França, Holanda e Santiago (Chile).

Marcelo Maia

 Apesar de já ter exposto suas obras anteriormente, esta é a estreia do artista plástico em uma coletiva em uma instituição cultural pública. O artista, natural de Brasília, é há muitos anos um profissional consagrado como músico, compositor, arranjador e produtor musical. Com sua formação também sempre marcada pelas artes plásticas,  vem trilhando o caminho da pintura, demonstrando técnica e personalidade. Sua obra percorre as noites da cidade e assim ele recria o mundo de maneira particular entre o som da imagem e a imagem do som, misturando conceitos de música e pintura. Participou das duas edições do Projeto Goiânia Arte Door em 2021 e 2023, expôs suas telas na Casa Thomas Jefferson, em  Goiânia (2023), e Ateliê Eleonora Hsiung (2021). Além de Goiás, suas telas são vendidas outros Estados como São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro e no Distrito Federal.

Tolentino

É goianiense, artista, professor, cenógrafo e ilustrador. Iniciou sua carreira participando da exposição “Novos Valores” da Casa Grande Galeria de Artes em 1983. Tem formação acadêmica em Artes Plásticas pela UFG (1988/91) e estudos em pintura pela Universidade do Porto – Portugal (2018/20). Morou e aprimorou sua técnica de pintura na Holanda entre 2003 e 2005, quando fez residência, estudou e trabalhou com Artes em Rotterdam. Seus quadros se apresentam com um desenho estilizado numa colorida composição com ênfase na figura humana que, não raro, beira o Surrealismo. Participou de várias exposições no Brasil e Europa.

Serviço:

Exposição: Imagens Poéticas De Uma Cidade Noturna

Período: De 09 a 31/05/2024

Local: Sala Antônio Poteiro / Vila Cultural Cora Coralina

Visitação: De segunda a sexta, das 09h às 17h – sábado e domingo, das 09 às 17h

Entrada gratuita

Censura: Livre

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo