Raquel Teixeira garante reabertura do Cine Cultura neste sábado, 7
A secretária de Estado da Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira, afirmou nesta terça-feira, 3, durante visita ao Centro Cultural Marietta Telles Machado, que o Cine Cultura será reaberto ao público neste sábado, 7 de fevereiro. Segundo a secretária, foram resolvidos os problemas com o projetor, que estava danificado, e com a nomeação de funcionários para administrar o espaço. Todos os servidores foram reconduzidos aos cargos na última semana.
Raquel Teixeira anunciou ainda que as 98 poltronas do Cine Cultura serão trocadas por novos assentos nos próximos dias. “Há doze anos o cinema funciona com essas poltronas. Está na hora de trocá-las e já as adquirimos. Faremos a melhor gestão possível para o Cine Cultura”, afirmou.
Em entrevista coletiva concedida à imprensa, a secretária reafirmou o compromisso do governador Marconi Perillo em manter os mecanismos públicos de incentivo à produção cultural no Estado. “O governador garantiu a consolidação do Fundo de Arte e Cultura de Goiás e da Lei Goyazes. Nosso objetivo agora é renovar as ferramentas dos programas para facilitar a captação e também a prestação de contas dos produtores contemplados, reduzindo a burocracia”, disse.
Outro assunto levantado pela secretária foi a garantia de manutenção dos festivais de cultura já consolidados no Estado, como o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), o Festival Internacional de Música em Goiás (Figo), o Canto da Primavera e a Mostra de Teatro Nacional de Porangatu (TeNpo). Além dos eventos, Raquel Teixeira reafirmou o compromisso que já vem sendo feito com a descentralização da cultura por meio de projetos como o Goiás Criativo e a Caravana Cultural do Cerrado – Goiás Gira Arte.
A secretária lembrou o compromisso do governo em construir 20 centros culturais em diversas regiões do Estado e disse que a definição dos locais será realizada após diálogo e análise de relatórios. “Gostaria de nesses quatro anos trabalhar muito próxima aos municípios do Estado inteiro. Acho importante que os prefeitos interajam diretamente com a Secretaria, dizendo o que já existe de cultura nos municípios e quais são as necessidades de cada cidade, para entendermos de lá para cá a realidade de cada um”, reforçou Raquel Teixeira.