Letícia Sabatella fala da experiência como diretora em bate-papo no Cine Cultura
O Cine Cultura, unidade da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce), recebeu na tarde desta terça-feira, 21/6, as diretoras Letícia Sabatella e Mariana Gabriel, ambas de São Paulo (SP), para um bate-papo descontraído com cinéfilos e o público que prestigiaram as sessões clown, dos filmes Hotxuá e Minha Avó Era Palhaço.
Letícia e Mariana vieram a Goiânia a convite da organização do 5º Na Ponta do Nariz – Festival Internacional de Palhaçaria e Comicidade, para apresentarem os documentários produzidos por elas e exibidos no Cine Cultura como parte da programação do festival.
Atriz conhecida do cenário televisivo, mineira, radicada na cidade de São Paulo, Letícia Sabatella assina a direção do filme Hotxuá juntamente com Gringo Cardia. A cineasta falou da experiência de gravar a rotina e os rituais do grupo indígena krahô, que vive no Estado do Tocantins. A diretora passou dias convivendo com os índios e se diz encantada com o estilo de vida bastante peculiar da tribo. “Chamou minha atenção e até me incomodou um pouco a forte influência religiosa entre eles, mas ao mesmo tempo, a troca cultural é enriquecedora. Apesar dos problemas existentes, como alcoolismo, depressão, e outros tantos, os krahôs são extremamente sorridentes, alegres”, concluiu Letícia.
Já Mariana Gabriel, diretora do filme Minha Avó Era Palhaço, em parceria com Ana Minehira, falou, emocionada e orgulhosa, sobre o trabalho de pesquisa e de gravação do documentário, que durou um ano, e que conta a história de Dona Maria Eliza, sua avó, a primeira palhaça negra do Brasil. O filme narra a carreira do personagem criado por Maria Eliza, o palhaço Xamego, nas décadas de 1940 a 60, e sua longa trajetória no Guarany, circo de família tradicional, inaugurado no início do século XX. Mariana Gabriel é cineasta pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e jornalista da ESPN Brasil.
A roda de bate-papo foi conduzida por Georgia Cynara, professora do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás (UEG), e teve a participação do índio Ismael Apract Krahô, ator de Hotxuá.
O Festival Na Ponta do Nariz é realizado pelo Grupo Bastet, e tem apoio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Goyazes, do governo de Goiás/Seduce. A programação do evento teve início no dia 17 de junho, e segue até 1º de julho, com atrações gratuitas em vários palcos de Goiânia.
Goiânia, 22 de junho de 2016.
Comunicação Setorial da Seduce