Eduardo Benfica
Quem foi Eduardo Benfica?

Eduardo Antônio de Sousa Benfica nasceu em 28 de setembro de 1945 em Lages (RN) e veio para Goiás em 1949, onde passou a infância. Na virada dos anos 50/60, mudou-se para Natal, quando participou do movimento cineclube no Cine Clube Tirol. Retornou a Goiânia em 1966, época em que foi comentarista cinematográfico no jornal O Popular e um dos membros do Centro de Cultura Cinematográfico, o primeiro cineclube criado na capital.
Ao lado do cineasta Beto Leão, codirigiu o vídeo Goiânia do Batismo à Modernidade e foi coautor do livro Goiás no Século do Cinema. Também atuou como autor em vários filmes e coordenou a Comissão de Seleção do I Festival Internacional de Cinema e Vídeos Ambiental (FICA), em 1999, e foi membro do Júri Oficial do II FICA, em 2000, e do Júri da Organização Católica Internacional do Cinema e da Unesco no III FICA, em 2001.
Esteve à frente das mostras de cinema nos III, IV e V Fórum Goiano sobre Cultura promovido pela Assembleia Legislativa de Goiás e foi jurado do XII Festival de Cinema de Natal, em 2001. Ainda presidiu a Associação Brasileira de Documentaristas - seção Goiás (ABD-GO) entre 1997 e 2001, e integrou a diretoria nacional da ABD.
Sua contribuição ao cinema goiano é imensurável e sua memória segue viva nesta sala, que agora leva seu nome.