Centro Cultural Gustav Ritter
CENTRO CULTURAL GUSTAV RITTER
Antiga casa dos padres redentoristas
(Goiânia)
1 – Histórico:
O Centro Cultural Gustav Ritter é uma unidade da Secretaria de Estado de Educção, Cultura e Esporte (Seduce), ligado à Superintendência de Ação Cultural, onde funcionam as Escolas de Dança e Música do Departamento de Formação Artística e a Orquestra de Violeiros do Estado de Goiás.
Criado por iniciativa do Secretário de Estado da Cultura, escritor Kleber Adorno, no governo Henrique Santillo para ser um órgão difusor da cultura, o Centro Cultural Gustav Ritter foi instalado na antiga Casa dos Padres Redentoristas, adquirida em 1986, pelo governo do Estado de Goiás e inaugurado em 16 de novembro de 1988. Situado no bairro de Campinas, o prédio, em estilo art-déco tardio, teve sua construção iniciada em 1946 pelo padre Oscar Chaves, foi concluído em 1950 pelo Padre Antônio Penteado e tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Estado de Goiás pelo decreto n° 4.943 de 31 de agosto de 1998.
O nome do Centro Cultural é uma homenagem ao professor Henning Gustav Ritter, um dos fundadores da Escola de Belas-Artes, hoje Faculdade de Artes Visuais da UFG. Renomado escultor, o professor Ritter foi um expoente das artes plásticas que impulsionou o movimento artístico em Goiás.
Inicialmente tinham suas atividades no Centro Cultural a Orquestra Filarmônica e o Coral do Estado de Goiás sob a regência do Maestro Joaquim Thomaz Jayme, à época professor do Instituto de Artes da UFG. Músico talentoso e de espírito empreendedor, o maestro Joaquim Jayme fundou a então Escola de Música, com o objetivo de ser um núcleo para formação de instrumentistas de orquestra, convidando para assumir a direção da Escola, no início de 1989, a professora Maria Luiza Povoa da Cruz, conhecida como Dª Tânia.
Uma das fundadoras do Conservatório Goiano de Música, hoje Escola de Música da UFG, Dª Tânia estruturou a Escola de Música tornando-a uma referência de qualidade no ensino da música, oferecendo cursos de iniciação musical, teoria, canto e instrumentos de cordas, sopro e percussão.
A abrangência do Centro Cultural foi ampliada com a criação, em setembro de 1989, da Escola de Dança pela professora Jandernaide Rezende Lemos e, em dezembro do mesmo ano, do Museu da Imagem e do Som, pela professora Maria Terezinha Santana o qual, hoje funciona no prédio do Centro Cultural Marieta Telles Machado, na Praça Cívica.
Em dezembro de 1991 a Secretaria Estadual da Cultura foi extinta e suas funções passaram, em janeiro de 1992, à Fundação Cultural Pedro Ludovico Teixeira que após a reforma administrativa do Estado foi transformada, em 12 de novembro de 1999, em Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico Teixeira, e no dia 22 de dezembro de 2011, na atual Secretaria de Estado da Cultura. O Coral do Estado foi extinto, e a Orquestra Filarmônica transformou-se na Orquestra de Câmara Goyazes, que por sua vez, foi transformada novamente em Orquestra Filarmônica, ficando sob a coordenação do Centro Cultural Oscar Niemeyer.
Atualmente a Escola de Dança possui cerca de 400 alunos e oferece aulas de balé, jazz e sapateado, possuindo o Balé Jovem e Balé Juvenil do Centro Cultural Gustav Ritter. Trabalhando dentro da linha educacional inclusiva, mantém um grupo de dança com crianças portadoras da Síndrome de Down.
A Escola de Música possui aproximadamente 2.000 alunos e oferece aulas de iniciação musical, teoria, canto e dos seguintes instrumentos musicais: piano, violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, clarineta, saxofone, trompa, trompete, trombone, tuba, percussão, bateria, violão, acordeom e teclado. Possui ainda uma Orquestra Jovem, uma Banda Sinfônica Jovem, uma Banda Jovem e vários conjuntos de câmara. O Canto Coral, atividade obrigatória pelo período de dois anos é responsável pela existência de dois corais infantis, um infanto-juvenil, dois corais de adolescentes, um de adultos e um coro selecionado, todos com apurada qualidade técnica e musical. Desenvolve também atividades com crianças portadoras de necessidades especiais, oferecendo aulas de bateria e formação de uma bandinha rítmica.
Responsável: Edmar Carneiro
Endereço: Praça da Matriz – Rua Marechal Deodoro da Fonseca,
n.º 237, Setor Campinas – Goiânia.
Telefones: 3201-4701 (Recepção) /3201-4704 (Núcleo de Dança) /3201-4708 (Núcleo de Música) /3201-4688 (Núcleo de Teatro)
Fontes: Centro Cultural Gustav Ritter e Superintendência Executiva de Cultura