Festival da Mandioca deve levar 15 mil pessoas a Bela Vista de Goiás

Com patrocínio do Governo de Goiás, primeira edição do evento gastronômico valoriza produção do produto na cidade e incentiva turismo local
 

Com pratos que têm a mandioca como ingrediente principal, oficinas para crianças e atrações musicais, Bela Vista de Goiás realiza entre sexta-feira (21/04) e domingo (23/04) o I Festival da Mandioca. Maior produtor do tubérculo no Estado, o município promove o evento com apoio de diversos parceiros, patrocínio do Governo de Goiás, por meio da Goiás Turismo, e incentivo da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás) via Programa Goyazes. A expectativa é atrair 15 mil pessoas à cidade.

A abertura oficial da festa será às 18h de sexta-feira, quando começam a funcionar a Praça de Alimentação e os estandes na Praça José Lobo, com entrada franca. Constam na programação oficinas e cursos gratuitos, com o apoio do Senar e Senac, e atividades de entretenimento. O público ainda poderá acompanhar o passeio ciclístico na Trilha da Mandioca, as premiações esportivas e Sabores da Rainha e se divertir com os shows de Amado Batista, Humberto e Ronaldo, Felipe Araújo, Ronaldo Carvalho, Gabi e Rapha, Junior Marra, além dos artistas locais.

A principal finalidade do festival é explorar o potencial turístico do município, que faz parte do Mapa do Turismo, compondo a Região de Negócios e Tradições. São atrações bela-vistenses, que busca o reconhecimento como a Capital Goiana do Ciclismo, o Caminho dos Ipês, o turismo rural e religioso, a rede hoteleira, a gastronomia e o centro histórico. Bela Vista também é o berço de um ícone da cultura regional, o contador de casos Geraldinho Nogueira. A cidade pleiteia o título de Capital da Mandioca e busca o registro de Indicação Geográfica do polvilho do cará.

Potencial
Os preparativos para o festival começaram em 15 de abril, com um Dia de Campo que contou com a presença da coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS) e presidente da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), primeira-dama Gracinha Caiado. “A cadeia produtiva da mandioca significa comida de qualidade no prato dos brasileiros”, resumiu a primeira-dama ao destacar o papel do alimento dentro da agricultura goiana, tanto para a economia do Estado quanto para a área social.

Segundo o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, a autarquia incentiva as vocações nos municípios com potencial turístico. “Em Bela Vista, além de patrocinar a realização do I Festival da Mandioca, implantamos o Caminho dos Ipês, uma trilha de caminhada e ciclismo com mais 220 quilômetros, que passa pela zona rural e é parte do Desafio das Flores, na Região Metropolitana de Goiânia. Tudo isso ajuda a movimentar a economia da cidade”, ressaltou Fabrício. 

A prefeita de Bela Vista, Nárcia Kelly, também destacou a parceria com o Governo de Goiás como fator fundamental para o sucesso da produção da raiz no município. Para a gestora, a mandioca representa a valorização da mulher e do homem que trabalham no campo para trazer sustento às suas casas. Com o festival, a intenção da prefeitura é inserir a cidade no circuito gastronômico de Goiás. 

Serviço
Assunto: Bela Vista de Goiás recebe I Festival da Mandioca 
Quando: Sexta-feira a domingo (21 a 23/04)
Onde: Praça José Lobo, Bela Vista de Goiás (GO)
Entrada gratuita

Foto: Secom e divulgação

Legenda: Maior produtor de mandioca do Estado, Bela Vista de Goiás realiza festival gastronômico que tem a raiz como destaque dos pratos

Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo) – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo