2º Festival Internacional de Cinema de Goiânia recebe inscrições para filmes

Cineastas têm até 24 de agosto para envio das produções. Iniciativa conta com apoio do governo de Goiás, por meio do Programa Goyazes

Após um ano de sua bem sucedida estreia online, o Festival Internacional de Cinema de Goiânia (GIFF) está de volta e com inscrições abertas para a 2ª edição. Em 2023, o festival ocorrerá de forma totalmente presencial entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro, na capital. A programação conta com mostras competitivas e não competitivas, encontros para intercâmbio entre produtores e cineastas, e atividades de ensino em cinema para a população.

A iniciativa conta com apoio do governo de Goiás, por meio do Programa de Incentivo à Cultura – Goyazes, mecanismo de fomento gerenciado pelo Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

Realizadores de cinema podem inscrever suas produções até 24 de agosto, por meio da plataforma FilmFreeWay. O GIFF tem formato aberto a todos os gêneros e durações, ou seja, serão aceitos curtas (até 49 minutos) e longas-metragens (a partir de 50 minutos) finalizados a partir de 01 de junho de 2022. A inscrição é gratuita para cineastas brasileiros, incluindo os de Goiás, e para filmes estrangeiros.

Filmes ainda em produção também serão aceitos e cada realizador poderá inscrever mais de um projeto autoral. Após essa etapa, a seleção será realizada por uma curadoria formada por profissionais graduados e pós-graduados na área cinematográfica. Ao todo, haverá três curadores para curtas e outros três para longas. Entre os membros da equipe curatorial estão as professoras de cinema Verônica Brandão (IFG) e Georgia Cynara (UEG).

Uma das novidades do II GIFF é a premiação em troféu e dinheiro para as mostras Origens e Ruptura, nas quais o júri oficial contará com seis artistas do audiovisual. Além disso, todos os filmes selecionados serão exibidos gratuitamente para o público em um grande cinema de Goiânia e os espectadores também poderão votar nas suas produções preferidas.

Idealizado pelos cineastas goianos Cássio Domingos e Vanessa Goveia, o GIFF favorece com que realizadores independentes de Goiás exibam seus filmes na tela grande do cinema e troquem experiências com outros realizadores brasileiros e estrangeiros.

 ¨Sempre desejamos fazer algo que fortaleça os realizadores locais primeiro e alcance os convidados e cineastas de fora em seguida. Quando dizemos impactar, não é no quesito glamour e fama, mas no sentido de sair do festival e sentir que algo transformador aconteceu dentro de você, no caso do espectador, e que seu filme gerou algo positivo, no caso do  realizador¨, destaca Cássio.

GIFF online: @festivalinterdegoiania – www.giff.art.br – producao@giff.art.br

Assessoria de imprensa

Talita Prudente

 talitaprudentejor@gmail.com (62) 9 9800-6866

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo