10º Festival Audiovisual do Vera Cruz lança ações em escolas e instituições

Até meados de maio, Favera promoverá atividades diversas em 20 escolas e instituições. Iniciativa conta com apoio da Secult Goiás

Ações da 10ª edição do Festival Audiovisual do Vera Cruz (Favera) serão lançadas nesta sexta-feira (01/03) na Praça 12 de Julho e Vera Cult Ponto de Cultura, no Conjunto Vera Cruz, em Goiânia, das 9h às 17h; com atividades a partir das 11h também no Colégio Estadual José Lobo (Setor Rodoviário). A iniciativa é promovida pelo Vera Cult Ponto de Cultura, com apoio do Governo de Goiás por meio do Programa Goyazes, operacionalizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

Entre os dias 1º e 26 de abril, o Núcleo de Produção Audiovisual do projeto promove oficinas e produção de filmes em 20 escolas e instituições.  A programação completa pode ser conferida no perfil @favera_festival, no Instagram.

Também fazem parte do evento atividades que promovam a percepção da formação e qualificação de profissionais do audiovisual e da produção cultural. As atividades começaram em fevereiro e se estendem até meados de maio,  com oficinas formativas em audiovisual em vinte escolas e instituições de ensino, uma grande mostra escolar, uma série de atividades desportivas, laboratório de criação de projetos, espetáculos teatrais, shows musicais, batalha de rimas, sarau dentre outras atividades.

Com uma década de existência, a partir de 2014, os organizadores do evento passaram a realizar o festival para dar vazão às produções cinematográficas produzidas desde 2009. O projeto conta com a parceria do Grupo Bastet, da É Nóis Ki Tá Produções e da Roch Produções, além de recursos da Lei Federal Paulo Gustavo, gerida pela Secretaria Municipal de Cultura de Goiânia.

De acordo com o presidente do Vera Cult Ponto de Cultura e produtor do Favera, Raphael Gustavo da Silva, serão mais de 80 profissionais beneficiados diretamente com os postos de trabalho no Festival, além de diversos fornecedores e prestadores de serviços que se beneficiam dessa movimentação econômica que o Favera traz anualmente para a região. “São mais de R$ 500.000,00 utilizados, em sua maioria, dentro da região. Optar por este tipo de construção tem como perspectiva uma economia solidária, criativa e circular, que retroalimente os produtores locais e o comércio regional por meio de suas famílias. Todo mundo ganha, em especial o cinema goiano”, explica o presidente do Vera Cult Ponto de Cultura.

Lançamentos Favera 2024 nas escolas:

29/02

8h – Escola Municipal Antônia Maranhão (Conjunto Vera Cruz)

16h – Escola Municipal Ernestina Lina Marra (Pq. Ind. João Braz)

01/03

11h – Colégio Estadual José Lobo (Setor Rodoviário)

Lançamentos Favera 2024 e Ação Equatorial:

01/03

9h às 17h – Praça 12 de Julho / Vera Cult Ponto de Cultura (Conjunto Vera Cruz)

Núcleo de Produção Audiovisual:

01/03 a 26/04

7h às 17h – Núcleo de Produção Audiovisual (oficinas e produção de filmes) em 20 escolas e instituições.

Foto: Divulgação

Legenda: Evento acontece desde 2014 e em 2024 movimenta mais de R$ 500 mil com a contratação de cerca de 80 profissionais da comunidade, via Programa Goyazes

Secretaria de Estado da Cultura –  Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo