Secretaria de Comunicação impulsiona ação estadual contra dengue

O Governo de Goiás estabeleceu uma nova frente de batalha contra as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, com foco especial na dengue. Para efetivar essa luta, foi criado o Gabinete da Dengue, uma estratégia coordenada entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Defesa Civil, visando o apoio e a mobilização dos 246 municípios goianos.

A iniciativa do Gabinete da Dengue, que começou oficialmente em Águas Lindas de Goiás em 15 de janeiro, tem como um de seus pilares fundamentais a Secretaria de Comunicação (Secom). A missão da secretaria é de suma importância: garantir que as informações cruciais sobre prevenção e combate à dengue cheguem a cada cidadão goiano, independentemente de onde ele esteja.

Um trabalho de conscientização e educação

A atuação da Secretaria de Comunicação é multifacetada. Ela engloba desde a gestão de conteúdo nas redes sociais e no site oficial do governo, até a produção de materiais educativos sobre a dengue.

As campanhas publicitárias e de conscientização são projetadas para serem claras, informativas e acessíveis, assegurando que as mensagens cheguem a todos os públicos, em todos os cantos do estado.

O trabalho da Secom é vital para a eficácia do Gabinete da Dengue. Por meio de uma comunicação eficiente e abrangente, a secretaria garante que informações sobre a prevenção da doença, o combate ao mosquito transmissor e a identificação dos sintomas sejam difundidas amplamente.

Coordenação de Ações

Com a instalação da Sala de Situação Municipal em todos os municípios necessários, a Secretaria de Comunicação tem o desafio de manter uma linha de comunicação clara, uniforme e constante no Estado, de acordo com as necessidades identificadas pelo Gabinete da Dengue.

A partir das informações, o Estado, por sua vez, se responsabiliza pela coordenação das ações e pelo fornecimento dos insumos necessários, enquanto a SES se une à Universidade Federal de Goiás para a capacitação dos profissionais de saúde.

Força-Tarefa na Comunicação

O Gabinete da Dengue opera 24 horas por dia, organizando reuniões diárias e atuando como uma força-tarefa.

Neste cenário, a Secretaria de Comunicação se destaca como um elo vital, promovendo a conscientização e a mobilização necessárias em tempos de crise. Com sua atuação, Goiás se posiciona de maneira proativa no combate à dengue, chikungunya e zika, com o objetivo de proteger a vida e o bem-estar da população, reduzindo mortes e internações evitáveis.

A colaboração entre a Defesa Civil, Secretarias de Educação, Infraestrutura e outras instituições é fundamental para o êxito dessa iniciativa. Com a Secretaria de Comunicação atuando como um catalisador de informações, as ferramentas necessárias para uma grande mobilização estão sendo empregadas efetivamente.

Enfrentar uma possível epidemia de dengue requer mais do que apenas medidas de saúde pública; exige uma comunicação eficaz e abrangente. É aqui que a Secretaria de Comunicação do Governo de Goiás mostra seu valor, garantindo que cada cidadão esteja informado, preparado e envolvido na luta contra essas doenças. Com informação, Goiás está não apenas combatendo a dengue, mas também fortalecendo a comunidade.

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo