CEE realiza evento, em Goiânia, pra debater educação profissional
Cerca de 330 pessoas acompanharam os dois dias do seminário “Educação profissional em foco: legislação, ferramentas e práticas”. O evento foi realizado pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), em parceria com outras instituições, nessa terça-feira (18) e nesta quarta-feira (19), no auditório do Sesc Cidadania, no setor Jardim América. O seminário, totalmente gratuito, contribuiu com o debate da educação profissional no contexto atual da sociedade.
O presidente do CEE, Flávio Roberto de Castro, defendeu a importância da educação profissional para o primeiro emprego de jovens.
“Gostaria que aquele aluno que sai do fundamental e chega ao ensino médio tivesse contato com a educação profissional. Isso mudaria a vida dele, a vida da família e a vida da cidade” afirmou.
Na terça-feira (18), o seminário contou com a conferência sobre o aproveitamentos de estudos da educação profissional técnica na educação superior da professora doutora Suely Menezes. Em seguida, o professor doutor Eduardo Dechamps palestrou sobre a implantação da nova arquitetura do ensino médio. No período da tarde, houve dez grupos de interesse acontecendo simultaneamente com temáticas variadas.
Nesta quarta-feira (19), o professor doutor Celson Pantoja Lima falou sobre o uso da tecnologia e a transformação digital da educação profissional e tecnológica. Depois, o professor doutor Ricardo Tonassi palestrou sobre o papel dos conselhos de educação na educação profissional. Em seguida, a gerente de Gestão do Conhecimento do Itaú Educação e Trabalho, Carla Christine Chiamareli, falou sobre os desafios e as possibilidades da educação profissional. No período da tarde, foram realizados 12 grupos de interesse.
Ao todo 38 convidados, entre conferências e grupos de interesse, palestraram pra o público composto por professores, gestores educacionais, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação e profissionais de áreas afins