CEE instala comissão permanente de ética
Nesta sexta-feira (01/12), os conselheiros do Conselho Estadual de Educação (CEE) instalaram a Comissão Permanente de Ética e Decoro (COPEDE) e escolheram os cinco membros titulares e os três suplentes durante sessão ordinária do pleno do CEE. Os conselheiros escolhidos como titulares são Sofia Rocha Lima, Railton Nascimento, Luciana Carniello, Ludmilla Moraes e Elcival Machado. Já José Teodoro Coelho, Márcia Rocha e Edson Arantes foram definidos como suplentes.
A COPEDE está prevista no regimento interno do CEE, aprovado no início deste ano, e é uma instância colegiada permanente, que tem como objetivo estabelecer regras de conduta para os conselheiros. A comissão também atua como órgão consultivo e deliberativo, de ofício ou por meio de denúncia, sobre fatos ou condutas que possam estar em desacordo com a ética ou o decoro. O mandato dos membros é de até dois anos e novos integrantes devem ser escolhidos posteriormente.
Para o presidente do CEE, Flávio Roberto de Castro, a instalação da COPEDE é uma grande conquista. “Será um ganho na qualidade do trabalho do Conselho”, afirma Castro. O próximo passo será uma reunião onde a comissão vai escolher, entre os membros, o presidente; vice-presidente e relator. Depois, será iniciada a fase de construção do código de ética que deverá balizar a conduta dos 27 conselheiros do CEE.