Servidora da Casa Civil destaca avanços e desafios da inclusão indígena
Integrante da equipe de Comunicação da Secretaria de Estado da Casa Civil ressalta a importância de ampliar espaços de inclusão e fortalecer a diversidade no serviço público
A servidora Liana Guajajara ingressou recentemente no serviço público, passando a compor a equipe de Comunicação da Secretaria de Estado da Casa Civil. Mulher indígena, considera essa conquista significativa não apenas em sua trajetória pessoal, mas também no fortalecimento da diversidade e da representatividade no âmbito da administração pública. “Atuar na administração pública, sendo uma mulher indígena, é uma oportunidade de grande relevância. Sinto-me respeitada e percebo que há abertura para que minhas ideias sejam ouvidas”, declarou.
Ao abordar os avanços das políticas de inclusão, Liana destacou que a presença de indígenas em cargos públicos amplia a representatividade e fortalece a construção de instituições mais diversas. Ressaltou, entretanto, que novas medidas devem ser implementadas. “Esse processo pode tornar-se mais efetivo com programas de capacitação, mentorias e políticas de inclusão mais visíveis. Também considero essencial ampliar a representatividade, a fim de criar mais espaços de diálogo e de valorização da diversidade cultural dentro das instituições”, afirmou.
Com perspectiva positiva quanto ao futuro, a servidora salientou a relevância da participação indígena nos espaços institucionais. “Nossa presença é valiosa e necessária. Cada passo dado abre caminho para que mais indígenas ocupem funções públicas e fortaleçam a representatividade de nossos povos”, concluiu.
Secretaria de Estado da Casa Civil


