Plano de Comunicação Institucional

Comunicação Setorial CASA CIVIL/GO
Plano de Comunicação Institucional 2024-2026

1 INTRODUÇÃO

Na Secretaria de Estado da Casa Civil – CASA CIVIL, cabe à Comunicação Setorial – COMSET a gestão da informação para divulgação ao público interno e externo, bem como a gestão do relacionamento com a mídia. A comunicação na CASA CIVIL, como ocorre na totalidade das instituições públicas, é um setor demandado por diversas áreas, o que faz com que o trabalho de se pensar a comunicação estrategicamente seja muitas vezes atropelado pela execução de tarefas diárias.

Assim, o Plano de Comunicação é um instrumento para equilibrar essas duas formas de atuação e garantir que a comunicação organizacional cumpra seu papel principal na área pública, que é o de informar a sociedade sobre ações e serviços que melhorem o seu dia a dia, fruto dos impostos que essa mesma sociedade paga.

As ações da COMSET têm como foco promover uma comunicação interna colaborativa, diversificada e integrada, para que os servidores entendam e interiorizem as metas do Planejamento Estratégico da instituição e sejam parte da busca pelos objetivos dos programas e projetos. É importante que o servidor conheça a relevância do seu trabalho para o alcance das metas de gestão da CASA CIVIL.

No tocante à comunicação externa, os objetivos são fortalecer e ampliar o conhecimento da sociedade e da mídia sobre a atuação e a importância da CASA CIVIL, além de melhorar o inter-relacionamento com os órgãos do sistema de controle e demais órgãos do Poder Executivo estadual.

2 COMUNICAÇÃO EXTERNA

A divulgação das ações e resultados dos programas, projetos e ações desenvolvidos pela CASA CIVIL deve ser pauta diária da COMSET, tanto para o público externo quanto interno. Essa divulgação está ancorada nas matérias produzidas após a devida apuração das informações e repassadas aos meios de comunicação, bem como postadas em redes sociais.

2.1 Plano de ação

  • Consolidar as fontes internas de informação para redigir releases a serem enviados aos veículos de comunicação e para fortalecer a identidade institucional. O foco deve ser as atividades finalísticas desenvolvidas no órgão.
  • Garantir a atualização constante e a relevância das notícias e conteúdos no portal da CASA CIVIL na internet e nas mídias sociais, com priorização das ações ligadas às áreas de atuação do órgão. Utilizar o portal institucional como principal veículo de comunicação externa com os diferentes públicos de interesse. O layout deve ser moderno, dinâmico e responsivo em dispositivos móveis. Solicitar às áreas responsáveis que façam a atualização contínua das informações e cobrar estas áreas quando detectada alguma inconsistência.
  • Atualizar e ampliar o mailing de cadastro dos veículos de comunicação, bem como instituir grupo de WhatsApp com jornalistas que receberão os releases e informações produzidas pela COMSET.
  • Manter articulação permanente com a comunicação governamental, principalmente por meio da Secretaria de Comunicação – SECOM e do grupo de chefias da COMSET dos demais órgãos e entidades estaduais, visando divulgar ações e construir pautas positivas.
  • Produzir artigos da alta gestão com temas ligados à atuação da CASA CIVIL para encaminhar aos órgãos de imprensa. O objetivo é transformar os dirigentes da CASA CIVIL em fontes de informação para os jornalistas, fortalecendo o papel da instituição na mídia e na sociedade.
  • Fortalecer os perfis institucionais da CASA CIVIL no Facebook e Instagram. O objetivo é aumentar o conhecimento e o contato da sociedade com o órgão e também divulgar as ações e os projetos em andamento. Criar enquetes, postar fotos e comentar temas da atualidade de forma sucinta e contundente. Postar infográficos animados. Reforçar a publicação de matérias postadas no site.
  • Produzir vinhetas, vídeos institucionais e mídia interativa para veiculação em eventos, campanhas e redes sociais. As campanhas institucionais servirão para amplificar os projetos executados e as áreas finalísticas de atuação da CASA CIVIL. Focar prioritariamente nas diretrizes do serviço público, da transparência e da gestão eficiente. Vídeos para distribuição na web com tempo médio de até um minuto. Produzir virais para redes sociais.
  • O acompanhamento das Sessões da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás – ALEGO, com resumos objetivos e atualizações sobre os projetos de lei em tramitação. Essa ação visa manter os servidores e gestores atualizados sobre o andamento legislativo estadual, promovendo maior alinhamento entre as ações da CASA CIVIL e as deliberações do Poder Legislativo.

3 COMUNICAÇÃO INTERNA

Reforçar a comunicação interna e os canais de divulgação é essencial para promover a integração entre os servidores e entre as diversas áreas da CASA CIVIL. Os colaboradores devem sentir-se parte dos avanços da instituição e dos resultados alcançados por meio do Planejamento Estratégico.

3.1 Plano de ação

  • Aplicar pesquisa para mensurar o grau de conhecimento e de satisfação dos servidores com os canais de comunicação interna e externa da CASA CIVIL. Buscar a maior quantidade possível de respostas para ter um campo amostral significativo. A partir dos resultados, trabalhar novas estratégias para melhorar ou criar os canais de comunicação.
  • Interagir com a área de Tecnologia da Informação para produção de uma nova página da intranet, mais amigável e voltada para as necessidades do público interno.
  • Enquanto não concretizar nova intranet, promover ajustes na página atual para torná-la mais atrativa, interativa e com alto nível de informações. Reforçar a utilização da intranet como veículo auxiliar de comunicação interna da CASA CIVIL, por meio de mais notícias de interesse dos servidores e em apoio aos projetos das unidades.
  • Abrir o acesso às redes sociais para todos os servidores da CASA CIVIL. Concomitantemente, realizar campanha interna e externa para reforçar que os servidores, familiares e amigos curtam e sigam as contas institucionais da CASA CIVIL nas principais redes sociais.
  • Abrir espaço para que os servidores possam postar comentários nas notícias publicadas pela COMSET na intranet.
  • Criar o Mural de Recados, onde os servidores poderão interagir por meio de mensagens, avisos e informações, bem como realizar anúncios de venda, aluguel e troca de bens entre os integrantes da CASA CIVIL, desde que sem finalidade comercial voltada à prestação de serviços. Será um espaço para manifestação de opiniões e também poderão ser apresentadas sugestões e ideias que contribuam com a melhoria contínua da comunicação interna e do ambiente de trabalho.
  • Criar o espaço Aniversariantes do Dia, para promover aproximação e o sentimento de pertencimento entre os colaboradores.
  • Promover espaços de motivação, em conjunto com a área de Gestão de Pessoas, por meio de homenagens aos servidores. Utilizar efemérides, como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia do Servidor Público, Páscoa e Natal. Comemorar os aniversariantes do mês.
  • Fazer resumo diário sobre as principais notícias publicadas pela imprensa de interesse da CASA CIVIL e dos servidores. Dispor o clipping na intranet para acesso de todos.
  • Divulgar de forma recorrente as ações da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, incluindo campanhas de conscientização, comunicados, cronogramas de reuniões e ações preventivas. A COMSET deve garantir que os informativos e campanhas da CIPA estejam integrados aos canais internos de comunicação, contribuindo para um ambiente de trabalho mais seguro e saudável.

4 ESTRUTURA DA COMUNICAÇÃO SETORIAL DA CASA CIVIL PESSOAL

Equipe atual: 1 Jornalista, 1 Publicitário, 2 Designers Gráficas.

5 CANAIS DE COMUNICAÇÃO

Os fluxos de informação são dinâmicos e produzidos por canais formais e informais da CASA CIVIL. A estratégia deste plano está focada em quatro tipos de ações de comunicação:

Internet – por meio de mídias sociais, do site institucional da CASA CIVIL, da estrutura da Secretaria de Comunicação do Estado de Goiás e de possíveis parceiros institucionais.

Intranet – ferramenta fundamental para a comunicação interna.

Comunicação interpessoal – por meio de ações de integração, com potencial para promover e fortalecer laços entre indivíduos e unidades.

Assessoria de Comunicação e Publicidade – por meio da divulgação dos projetos, ações e resultados, dirigida aos públicos interno e externo.

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo