Nancy Araújo é reconduzida à presidência do Conselho de Cultura

Mariza Santana

O Conselho Estadual de Cultura de Goiás, órgão ligado à Secretaria de Estado da Casa Civil, reconduziu à presidência do órgão a professora Nancy Ribeiro de Araújo; e como vice Carlos Willian Leite, conferindo a ambos um novo mandato com duração de dois anos.

A recondução deles ocorreu por aclamação durante a última sessão ordinária do Conselho, realizada na última sexta-feira (15/09). O Conselho é um órgão colegiado responsável por desenvolver a política estadual de Cultura, missão que, por si só, lhe confere especial qualidade e importância, considerando o valor e o compromisso que o Estado tem com o fomento  do setor em Goiás.

Ao órgão compete além da análise de projetos culturais, a função de normatizar, deliberar, consultar e fiscalizar todas as ações no universo cultural do Estado, inclusive formulando as propostas e executando políticas públicas na área.

Compromissos

Para a presidente Nancy Araújo a sua recondução ao cargo é fruto da “força do trabalho de todo o Conselho”, sempre voltada para o incremento efetivo de seus afazeres estatutários e regimentais. Ela acrescentou que o empenho de todo o colegiado tem permitido a realização de ações que, de fato emprestam ao setor cultural em Goiás, “todo o destaque e importância que lhe cabe”.

Conforme Nancy, nesse momento a preocupação maior é assegurar todas as providências para aplicação dos benefícios estabelecidos pela Lei Goyazes aos projetos inscritos e aprovados pela mesma.

Paralelamente, o Conselho deve atender às demandas da Lei de Incentivo à Cultura e fazer a análise de projetos culturais – como tombamento de prédios históricos – que mesmo não sendo de sua competência, sempre levaram a Assembléia Legislativa a consultá-lo sobre a importância da iniciativa.

A professora Nancy adiantou ainda que o próximo desafio é incentivar a criação e a consolidação dos Conselhos Municipais de Cultura, uma aspiração antiga e que agora deve ganhar contornos mais definitivos.

Comunicação Setorial da Secretaria da Casa Civil

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo