Marconi já cumpriu 73% das ações do Plano de Governo


A menos de um ano para a conclusão do atual mandato, o governador Marconi Perillo já cumpriu mais de 73% (32 de 44) das ações do Plano de Governo que estão sendo monitoradas pela Secretaria de Gestão e Planejamento. Outros 25% (11) das ações estão em andamento e apenas 2% (1) estão atrasadas. O balanço foi divulgado na tarde desta segunda-feira (19/02), durante reunião do Programa Goiás Mais Competitivo e Inovador com o secretariado, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira.

“No início de abril, irei ao TER (Tribunal Regional Eleitoral) entregar ao presidente um ofício com todos os resultados em relação ao Plano de Governo”, disse o governador aos secretários e demais auxiliares presentes na reunião. O monitoramento do Plano de Governo é feito pela Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan) e foi apresentado pelo secretário Joaquim Mesquita.

Mesquita explicou que as 44 ações monitoradas foram selecionadas entre as 202 do Plano de Governo integral. “No ritmo em que estamos atualmente, tudo indica que estaremos muito próximos de 100% de execução até o fim do Governo”, acredita o secretário.
A reunião também serviu para atualização do monitoramento das ações do Programa Goiás Mais Competitivo e Inovador (GMCI), que também está no âmbito da Segplan.

De acordo com Joaquim Mesquita, 15 dos 24 municípios prioritários da Aliança Municipal do GMCI já formaram os comitês locais de acompanhamento das metas nas áreas de educação, saúde, segurança pública e habitação, entre outras. “Também temos 84% dos planos de ação elaborados”, disse o secretário.

Indicadores
Entre os indicadores monitorados pelo GMCI que foram apresentados na reunião, alguns merecem destaque. É o caso, por exemplo, do avanço no número de crianças matriculadas na pré-escola e em creches e também no quesito que mede a proficiência em matemática e português. De acordo com a secretária da Educação, Cultura e Esporte (Seduce), Raquel Teixeira, os alunos da rede estadual atingiram os melhores desempenhos da história nessas duas disciplinas.

Outros destaques foram os números da Segurança Pública. A Secretaria de Segurança Pública registrou reduções de -12,53% na taxa de homicídios, de -20,46% na tentativa de homicídio e de -37,72% de latrocínios.

No setor da saúde também houve significativas melhoras com as ações governamentais de cuidado do bebê; vigilância do óbito infantil; e de combate contra o Aedes, a Microcefalia e outras malformações congênitas.

Na área de trânsito, foram implantadas sinalização de trânsito em 53 municípios e revitalizada em outros 36. Foram realizadas, no ano passado, 850 operações da Balada Educativa. O levantamento do GMCI mostra ainda que o Governo Marconi Perillo entregou 6.773 novas moradias e outras 8.320 foram contratadas e estão em fase de conclusão.

FONTE: Comunicação Setorial da Segplan

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo