Governador mostra em São Paulo que Goiás tem novo modelo de gestão

Rodrigo Cabral

Em evento para 500 pessoas realizado nesta segunda-feira (21/09) no Esporte Clube Sírio, em São Paulo, o governador Marconi Perillo apresentou, no início da tarde de ontem, segunda-feira,(21/09), um balanço dos avanços alcançados pelo Estado de Goiás nos últimos anos. Os dados foram expostos na palestra O Papel de Estados Empreendedores na Retomada do Crescimento Brasileiro, em evento promovido pela Associação de Dirigentes de Vendas no Brasil (ADVB).

“A reconquista da confiança em Goiás se deu com a reformulação do Estado para uma nova cultura de gestão pública, voltada para capacidade, eficiência, transparência e controle. É preciso continuar cultivando a esperança. Um Brasil em que a gestão pública deixe de ser um peso, uma barreira e um dispêndio, para ser um parceiro, indutor e formulador de caminhos sustentáveis”, afirmou.

Para um público formado por empresários, políticos e jornalistas, Marconi discorreu sobre o desenvolvimento econômico do Estado, impulsionado pelos investimentos no setor agroindustrial, e apresentou os indicadores positivos atingidos por Goiás nas áreas Social, de Saúde, Educação e Cultura. Explanou sobre o sucesso da implantação das Organizações Sociais (OSs) na área da Saúde e reafirmou seu compromisso em aplicar o mesmo modelo na Educação. Ele anunciou que pretende atingir 25% da rede pública sob a gestão de OSs e lembrou que Goiás já avançou consideravelmente na área, alcançando até mesmo o primeiro lugar no Ideb em 2013. Reforçou ainda que, assim como o modelo de gestão teve sucesso na área da Saúde, será eficaz também na Educação.

“Neste ano nós vamos começar o chamamento de Organizações Sociais para a administração de algumas escolas. Nosso objetivo é chegarmos próximo a 25% do total de escolas públicas goianas, levando para a Educação um modelo que deu muito certo na saúde. O compromisso que temos é com a qualidade, eficiência e boa formação dos nossos alunos. Como nós conseguimos êxito muito grande na área da Saúde, nós agora queremos que na Educação haja o mesmo procedimento. Nós queremos resultados. É isso o que importa para a gente”, garantiu.

Ele ressaltou o interesse de transformar Goiás em um dos estados que mais investem em inovação e tecnologia e citou o indicativo que aponta Goiás como o Estado que mais cresce no Brasil. “Mas não somos uma ilha isolada. Ainda somos o Estado que mais gerou empregos no país e para manter isso criamos um grande programa de inovação tecnológica, o Inova Goiás. O programa é voltado ao setor empresarial, à academia, ao governo e à sociedade. Serão investidos R$ 1,2 bilhão até 2018 e mais de 35 mil empresas beneficiadas. E, o melhor, não vamos gastar nenhum centavo com esse programa”, explicou.

Na palestra no Esporte Clube Sírio, o governador Marconi Perillo foi recebido pelo presidente da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB), Latif Abrão Júnior; pelo presidente do Conselho Consultivo da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB), Flávio Correa; presidente da Federação Nacional das Associações de Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (FENADVB), Miguel Alberto Ignatios; deputado federal Arnaldo Faria de Sá; deputados estaduais de São Paulo Davi Zaia e Orlando Morando; além do presidente da Agetop, Jayme Rincón.

Empresários de destaque nacional prestigiam a palestra do governador Marconi Perillo no evento da ADVB, em São Paulo. Entre eles: o presidente da TV Bandeirantes, João Carlos Saad; o presidente da Fundação Santos Dummont, Paulo Pertusi; a proprietária da marca Dudalina, Sônia Ress; e o proprietário da Chelfond Diagnósticos, Charles Gelfond.

Crises no Brasil

Em sua palestra, o governador Marconi Perillo se disse preocupado com a situação político-econômica brasileira e exemplificou que tem conversado com “muita gente” nos últimos meses. Exemplificou que, na semana passada, participou de evento do PSDB e no mesmo dia conversou com uma autoridade do alto escalão do governo federal. “E o cenário apresentado não foi melhor do que o apresentado no seminário do meu partido”, disse.

“A conclusão a que chego é que a crise é muito pior do que a gente imagina. Eu saí dessas duas reuniões mais preocupado do que havia entrado. E acho, sinceramente, que precisamos de mudanças estruturais profundas no país. Mais reformas que possam nos garantir um futuro melhor a médio e longo prazos”, avaliou.

Ao fim do evento, o governador Marconi Perillo concedeu entrevista à TV e Rádio Bandeirantes e voltou a ressaltar que para o Brasil voltar a crescer é preciso “romper paradigmas” e investir em reformas estruturais. Um dos exemplos citados pelo governador foi o fim da estabilidade do servidor público.

“Eu defendo que a gente avance nessa linha. A estabilidade no emprego precisa mudar. Ela nasceu para proteger empregados de perseguições, mas hoje os bons funcionários não podem ser mandados embora, pois são necessários. Acho, no entanto, que as carreiras típicas de Estado devem continuar com o mesmo regime. Nós precisamos ter uma cultura da qualidade, da competência e da eficiência, e não do protecionismo ou do engessamento”, ponderou.

Ele se posicionou contrário à abertura das chamas “pautas bomba” no Congresso Nacional e afirmou que é preciso responsabilidade, inclusive de parlamentares do PSDB, para que o país não se torne inviabilizado. “Eu acho que o PSDB não deve aprovar nada que seja para prejudicar o Brasil. Até porque se prejudicar hoje, amanhã nós é que seremos prejudicados. Eu aposto que, na próxima eleição, o PSDB vai administrar de novo o Brasil”, alertou.

Questionado por jornalistas sobre possível impeachment da presidente Dilma Rousseff, Marconi reforçou seu posicionamento de respeitar preceitos democráticos. “Não sou parlamentar, não quero avaliar isso. Acho que é preciso sempre respeitar as regras democráticas. A situação econômica é muito ruim, a política também, e é preciso acabar com esse impasse sob pena de todos nós continuarmos envoltos a essa areia movediça que nos leva para baixo.”

Fonte: Gabinete de Imprensa do Governador de Goiás

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo