Decretado luto oficial em memória de José Gomes e do Cabo PM Vanilson
O governador em exercício, Hélio de Sousa decretou hoje (29/09) luto oficial no Estado, pelo período de três dias, devido ao falecimento, no final da tarde desta quarta-feira (28/09), do ex-deputado e ex-prefeito de Itumbiara, José Gomes da Rocha, e do cabo da Polícia Militar, Vanilson João Pereira. Segundo o decreto, “constitui dever do Estado reverenciar a memória daqueles que souberam dedicar sua existência à causa pública.”
O Decreto nº 8.764, de 29 de setembro de 2016, ressalta que José Gomes da Rocha, graduado em Direito pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (CEUB), exerceu vasta e produtiva atividade política. Foi eleito em 1976, por Itumbiara, o vereador mais jovem do Brasil. Assumiu o cargo de deputado federal em 1989, e foi sucessivamente reeleito para os mandatos de 1991 a 2003, durante os quais foi titular das Comissões de Minas e Energia; Educação, Cultura e Desporto; Trabalho, Administração e Serviço Público; e Viação e Transporte. Foi eleito deputado estadual em 2003, prefeito de Itumbiara em 2004 e reeleito em 2008.
Conforme o decreto, com o falecimento de José Gomes, “Goiás perde uma de suas personalidades políticas mais importantes e respeitadas dos últimos anos, notadamente por sua incansável e exitosa luta pelo desenvolvimento do Estado e pelos interesses do município de Itumbiara.”
O cabo Vanilson João Pereira, destaca o decreto, “há 16 anos integrando a Polícia Militar de Goiás, onde foi condecorado por seus méritos, faleceu em cumprimento do dever, sacrificando a sua vida para proteger a sociedade goiana e, em especial, a pessoa do governador do Estado em exercício, Dr. José Eliton Figuerêdo Júnior”.
Comunicação Setorial da Secretaria da Casa Civil