Casa Civil é parceira da Segplan na implantação do SEI

Governo de Goiás

O Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que é uma ferramenta desenvolvida para a gestão de documentos e processos na administração pública estadual, foi apresentado nesta terça-feira (15/08) para o secretário da Casa Civil,  José Carlos Siqueira,  e para a equipe técnica da Secretaria. A Casa Civil foi incluída como parceira da Segplan na implantação desse importante instrumento de modernização de gestão. 

No mês passado, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Gestão e Planejamento, deu mais um passo em direção à diminuição drástica do uso de papel na Administração Pública. O secretário Joaquim Mesquita assinou, digitalmente, o primeiro documento dentro do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) – plataforma que possibilita a tramitação de documentos 100% digitais.

Já foram realizadas reuniões com Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas do Estado, Assembleia Legislativa, Ministério Público, dentre outros. A Segplan está treinando os servidores de todos os órgãos do Governo para lidarem com o Sistema Eletrônico de Informações. O sistema foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região e cedido a Goiás pelo Ministério de Planejamento e Desenvolvimento, numa parceria técnica.

Implantação

Desde 2016 a Segplan vem trabalhando na implantação do SEI na administração pública do Estado. Já foram implantadas as fases 1 e 2 do cronograma e agora está realizando as ações preparatórias para a 3ª fase, prevista para outubro de 2017. Nesta fase, o SEI deixa de ser um sistema restrito a Unidades de Protocolos e responsáveis por tramitação de processos e passa a ser uma ferramenta de uso obrigatório para todos os servidores que produzem e/ou assinam documentos oficiais (memorandos, ofícios, pareceres, despachos, dentre outros), conferindo mais agilidade, transparência, economicidade, padronização e eficiência à Administração Pública.

Assim como nas outras fases, a Segplan está capacitando multiplicadores em todos os órgãos, com a atribuição de disseminar o conhecimento internamente. Os treinamentos, que estão sendo realizados na Escola de Governo Henrique Santillo, iniciaram no último dia 7 de agosto e vão se estender até o próximo mês.

Foram capacitados também pela equipe de suporte do SEI, instrutores internos da Escola Superior da Polícia Civil, que a partir de agora, poderão ministrar treinamentos para os seus servidores e também de outros órgãos, por meio de cooperação com a Segplan. Os servidores também têm a oportunidade de realizar os treinamentos por meio de manuais e videoaulas, disponibilizadas no site https://sei.goias.gov.br/

Parcerias

Com o intuito de realizar uma transição segura e com o mínimo de problemas possíveis, estão sendo realizadas algumas reuniões com parceiros estratégicos, de forma a comunicar os benefícios do sistema, ajustar procedimentos e promover integrações que possibilitem a otimização do trâmite de documentos oficiais no Estado.  “O SEI tem diversas vantagens, como comunicação em tempo real e segurança na tramitação de documentos, possibilidade de trabalho remoto, além de gerar economia para o Estado”, resume o secretário de Gestão e Planejamento de Goiás, Joaquim Mesquita .

De acordo com a gerente de Articulação de Gestão e Cooperação Técnica, da Superintendência de Modernização Institucional, Roberta Rodrigues Costa, este foi o processo-piloto, que só foi possível graças ao emprenho das áreas técnicas da Segplan, que estão dedicadas ao projeto desde o ano passado, especialmente a Superintendência Central de Tecnologia da Informação e o Núcleo de Suprimentos, Logística e Frotas. A previsão é de que toda a documentação da Segplan e demais órgãos do Estado passem a ser produzidas e encaminhadas no SEI a partir de outubro.

 

FONTE: Comunicação Setorial da Segplan

 

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