Campanha de Homeopatia contra a Dengue vai até a Casa Civil

Eduardo Ferreira

A Campanha de Homeopatia contra a Dengue, promovida pelo Hospital de Medicina Alternativa (HMA), unidade da Secretaria de Estado da Saúde, foi realizada hoje (24/3) na Secretaria da Casa Civil, com a aplicação da medicação homeopática contra a doença nos servidores do órgão. A campanha é o resultado da ação da CIPA da Casa Civil em parceria com o Hospital, e acontece pela primeira vez no Palácio Pedro Ludovico Teixeira.

Segundo o diretor do Hospital de Medicina Alternativa, Ailton Bezerra de Oliveira, o medicamento homeopático não é uma vacina, portanto não imuniza contra a dengue. Mas auxilia no controle dos sintomas, busca atenuar o quadro febril, as dores no corpo e diminuir os riscos das complicações hemorrágicas, em caso de infecção. Ele deve ser administrado novamente dentro de 90 dias.

O público alvo são pessoas de ambos os sexos e de todas as faixas etárias, inclusive gestantes, com recomendação especial para aqueles com histórico anterior da doença. Ailton informa que o medicamento homeopático foi desenvolvido pelo Hospital de Medicina Alternativa (HMA) e conta com o apoio do Ministério da Saúde.

A pesquisa e aplicação deste medicamento por parte do HMA têm como base a Portaria nº 971 do Ministério da Saúde, de 3 de maio de 2006, que aprova a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde (SUS), e prevê o uso da homeopatia na implantação de protocolos voltados à ação nas endemias e epidemias.

Desde 2013, conforme o diretor do HMA, já foram distribuídas em Goiás mais de 7 milhões de doses do medicamento homeopático contra a dengue, o equivalente a 23.500 vidros. Ele explica que não há efeitos adversos ou colaterais.

Comunicação Setorial – Secretaria da Casa Civil


Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo