Estércio Marquez recebe o Troféu Jaburu 2016

Lailson Damásio

O músico e compositor erudito Estércio Marquez Cunha recebeu, na noite desta quinta-feira (17/11), durante solenidade realizada no Salão Dona Gercina Borges do Palácio das Esmeraldas, o Troféu Jaburu 2016, considerado a mais distinta comenda que o Governo de Goiás concede aos nomes e valores da cultura goiana. O troféu foi entregue pelo governador Marconi Perillo, juntamente com a primeira dama Valéria Perillo e a presidente do Conselho Estadual de Cultura, Nancy Ribeiro de Araújo.

Entre as autoridades presentes ao evento estavam o secretário da Casa Civil, João Furtado, o presidente da OAB-GO, Lúcio Flávio Siqueira, e o reitor da PUC-GO, Wolmir Amado. Na ocasião também foram entregues três Placas de Reconhecimento Cultural, seis Medalhas de Mérito Cultural e 20 diplomas de Destaque Cultural do Ano, versão 2016, para pessoas físicas e jurídicas que se destacaram no fazer e no promover as artes no Estado. Todos os homenageados foram escolhidos em reunião aberta do Conselho Estadual de Cultura, a partir do voto dos conselheiros.

Reconhecimento

Segundo a presidente do Conselho Estadual de Cultura, Nancy Ribeiro de Araújo, as comendas são a manifestação oficial de reconhecimento à atuação das pessoas e entidades “que plantaram e colheram frutos da cultura goiana.” Ela informou que, de 1980 a 2016, foram entregues 60 troféus, 174 medalhas e 383 diplomas, totalizando 36 anos de reconhecimento do Estado aos fazedores de cultura em Goiás. A característica de 2016, afirmou, é de ser uma mescla de personalidades e entidades culturais da capital e de cidades do interior.

O homenageado principal do ano, o músico Estércio Marquez Cunha, disse estar “goianamente” honrado por receber o Troféu Jaburu. “Não agradeço com música, porque depende do intérprete, o compositor se encolhe”, afirmou. O músico destacou que a arte a cultura precisam estimular a percepção do outro, lembrando que o artista é um educador. E defendeu a educação artística como disciplina no currículo escolar. “A educação artística nas escolas é tão fundamental como qualquer outra disciplina”, acrescentou.

“Esta é a noite mais aguardada do ano na área cultural”, ressaltou o governador Marconi Perillo. Para ele, explicou, o dia havia sido duplamente especial, pois havia participado, com o escritor Bariani Ortencio, da abertura do 1º Encontro das Comissões Municipais do Folclore de Goiás. E terminava com a solenidade do Troféu Jaburu. “Hoje é o dia de celebrarmos a cultura e a arte de Goiás”, afirmou, lembrando que em 2005 teve a honra de receber este troféu, o qual guarda em lugar de destaque.

Comunicação Setorial da Secretaria da Casa Civil

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo