Casa Civil promove palestra na AGR sobre redação oficial e linguagem simples
A Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR), promoveu nesta quinta-feira (25), uma palestra sobre orientações práticas de redação oficial e conceitos de linguagem simples, destinada a servidores da AGR e da Secretaria de Estado da Casa Civil.
O evento ocorreu no auditório da AGR e foi ministrado pelo professor Wellington Lemes Coelho, da Gerência de Redação e Revisão de Atos Normativos da Secretaria de Estado da Casa Civil.
A exposição teve a finalidade de despertar o interesse dos participantes para a necessária descomplicação da escrita nos documentos próprios dos serviços da administração estadual, tanto os da comunicação interna quanto os da externa, principalmente com a eliminação do rebuscamento linguístico.
“A simplificação proposta exige que se apliquem aos textos clareza, concisão, coesão e coerência, objetividade e formalidade e padronização. Atividades técnico-instrutivas como a promovida pela AGR muito contribuem para o aprimoramento da redação nos órgãos e nas entidades, para a melhora da administração pública e para a própria edificação da cidadania”, afirmou o professor Wellington Lemes.
Para o servidor da Secretaria de Estado da Casa Civil, Dylhermano de Sousa Menezes, o professor Wellington trouxe a seguinte reflexão: “Quão importante é o nosso papel na transmissão da mensagem que produzimos em nossos atos normativos, em que o agente público deve se pautar em uma linguagem simples e direta, livre de juridiquês e de rebuscamento”, finalizou.
Fotos: Casa Civil
Secretaria de Estado da Casa Civil


