Vice-Governadoria avança em Programa de Compliance Público

Comitê Gestor se reúne para validar cronograma de atividades e estabelecer ações prioritárias

O Comitê Setorial do Programa de Compliance Público (PCP) da Vice-Governadoria se reúne nesta segunda-feira (7), às 9 horas, para estabelecer o cronograma inicial das atividades e definir as medidas prioritárias para o alcance dos objetivos do projeto. O encontro será conduzido pelo vice-governador Lincoln Tejota, presidente do Comitê.

Além de delinear quais ações serão executadas, a reunião determinará ainda a participação dos servidores em cursos de capacitação do Programa, voltados para ética, transparência, gestão e resolução de conflitos, entre outros.

imagem / Fernando Leite

Os membros do Comitê também tratarão da Gestão de Riscos, um dos principais pilares do PCP. O escopo dos riscos é fundamental para subsidiar a tomada de decisões, aprimorar os processos do órgão e implementar boas práticas de gestão.

O Programa de Compliance Público do Poder Executivo foi lançado em fevereiro. Goiás é pioneiro no Brasil ao estabelecer essa iniciativa de controle da estrutura administrativa na esfera pública, que visa assegurar que os atos dos agentes estejam em conformidade com padrões éticos e legais, de forma transparente e com fortalecimento do combate à corrupção. Em casos de desvios de conduta, o PCP também prevê medidas de responsabilização.

“O Compliance é uma inovação para a Administração Pública, mas não se trata de uma ação com impactos restritos a ela. Por meio dele, agregamos valor ao serviço público, tornando as instituições mais eficientes e confiáveis. Isso significa melhoria da relação do Poder Público com o cidadão, que tem acesso a resultados concretos, e com a iniciativa privada, uma vez que o aumento do grau de confiabilidade do governo traz segurança para parcerias e projetos que visam o fomento social e econômico”, destacou Lincoln Tejota.

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo