“É preciso discutir a boa política, que transforma a vida das pessoas”, afirma Lincoln Tejota

Vice-governador participou da abertura da quarta edição do projeto Politizar, fruto de parceria entre a UFG e Alego, que tem como objetivo proporcionar a vivência do cotidiano parlamentar a alunos e representantes da sociedade

O vice-governador Lincoln Tejota afirma que é preciso aproximar a prática política das pessoas. Ele participou na noite desta quinta-feira (3), na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), da abertura da quarta edição do projeto Politizar, que tem como objetivo proporcionar a vivência do cotidiano parlamentar a acadêmicos e representantes da sociedade goiana.

Fruto de parceria entre a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Alego, o Politizar é um projeto de extensão que conta com apoio da Faculdade de Ciências Sociais, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFG e da Escola do Legislativo. “Uma grande oportunidade para que os jovens possam discutir a boa política, que transforma a realidade e a vida das pessoas”, disse o vice-governador.

Lincoln Tejota lembra que a iniciativa aprimora a relação entre o Estado e a sociedade civil, além de promover experiências práticas sobre a política brasileira, por meio de uma vivência que simula atividades cotidianas de deputados estaduais, assessores de comunicação e jornalistas políticos dentro da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás.

Realização política
Acompanhado do presidente da Alego, deputado Lissauer Vieira, e do reitor da UFG, Edward Madureira, Lincoln fez referência à sua trajetória política, principalmente como parlamentar. “Fui eleito deputado estadual por dois mandatos, períodos em que pude praticar a boa política em todas as regiões do Estado. E me sinto realizado ao ver hospitais e tantas outras obras importantes, construídas com recursos de emendas orçamentárias que pude destinar enquanto deputado”, disse.

O vice-governador ressaltou ainda que, diferentemente de alguns políticos, que têm vergonha de falar do assunto, ele tem orgulho da sua vida política. “Poder trabalhar em prol das pessoas é gratificante e precisa ser lembrado, especialmente nesse momento de condenação da política. Por isso o Politizar merece nossa atenção, pois é por meio da política e educação que a sociedade avança”, relatou.

A simulação da prática parlamentar é composta por reuniões partidárias, votação dos projetos de lei em plenária, avaliação dessas proposições nas comissões temáticas e eleição para presidência da Alego. Além disso, os inscritos participarão de entrevistas para a imprensa interna e externa e para a TV Alego.

Ciente do sucesso do projeto, que alcançou número recorde de inscrições em sua quarta edição, o vice-governador sugeriu aos organizadores do Politizar que ampliem a iniciativa para outros municípios goianos. “É importante que esse conhecimento e prática política sejam difundidos para outras localidades, outras pessoas”, defendeu.

O reitor da UFG, Edward Madureira, destacou a importância do Politizar. "Esta é a balbúrdia que a universidade promove: são cerca de 500 inscritos e quem está aqui passou por um processo seletivo acirrado para vivenciar o dia a dia da política aqui na Assembleia", afirmou. Lissauer Vieira, responsável pela retomada do projeto, também deu ênfase na importância de se investir na formação política e na educação para uma sociedade mais consciente e ativa. 

Lissauer lembrou da trajetória de Lincoln na Assembleia e do tempo em que foram parlamentares juntos. Os dois brincaram sobre o fato de terem sido um líder do outro, quando integravam o mesmo partido, o PSD. "É uma honra para a Assembleia ter o vice-governador egresso de seus quadros" afirmou o presidente da Casa.

Além de acadêmicos e inscritos, a abertura do projeto foi acompanhada pelos deputados Rubens Marques (PROS), Delegado Eduardo Prado (PV) e Antônio Gomide (PT), além de  ex-deputados, professores e os vereadores Emilson Pereira (PTN), Dra. Cristina (PSDB) e Lucas Kitão (PSL)  da capital. “Sempre bom retornar a esta Casa de Leis, principalmente nesta ocasião em que me cerco de tantos amigos, ex-colegas e pessoas comprometidas com uma discussão tão importante”, concluiu Lincoln.

 

Comunicação Setorial – Vice-governadoria
Fotos: Fernando Leite

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo