Líderes de Resultados concluem primeiro módulo de capacitação do Programa Goiás de Resultados

“Governo será uma engrenagem só, com um único objetivo: atender à população com excelência”, afirma integrante do Comitê Goiás de Resultados, Madson Rodrigues Ribeiro

O Governo concluiu nesta terça-feira (11) a capacitação do Programa Goiás de Resultados. O curso, ministrado na Superintendência da Escola de Governo, teve como objetivo desenvolver as habilidades e os conhecimentos necessários para que os ‘líderes de resultados’ de cada órgão auxiliem os demais servidores envolvidos na execução e no acompanhamento do programa, que foi idealizado pelo governador Ronaldo Caiado.

“A capacitação do pessoal nesse primeiro módulo da trilha de conhecimento que será ofertada aos líderes de resultados tem a finalidade de nivelar as informações sobre o programa, integrando todos os órgãos”, afirmou o integrante do Comitê Goiás de Resultados, Madson Rodrigues Ribeiro. Ele enfatizou que esse objetivo foi alcançado. “A partir daí, será possível construir uma intersetorialidade e transversalidade na entrega das metas à população”, explicou.

O Goiás de Resultados, coordenado pelo vice-governador Lincoln Tejota, visa a integração de ações e potencialização dos resultados na gestão governamental. Além disso, busca a racionalização do tempo e do emprego de recursos públicos em produtos e serviços para o cidadão, com metas de médio e longo prazos. O monitoramento do avanço de cada uma das metas ficará a cargo do Comitê Goiás de Resultados, liderado pelo vice-governador.

Outro objetivo desenvolvido durante a capacitação, de acordo com Madson é a construção de uma nova cultura dentro do serviço público, com o resgate do foco nas entregas de resultados à população, “fazendo com que a estrutura governamental foque em levar serviços ao povo, resolvendo as necessidades”. Conforme destacou, “a atenção está voltada para as entregas finalísticas, que promovem uma transformação social, de fato”.  Com o curso, os órgãos da administração direta e indireta terão uma equanimidade em relação à capacidade de execução, evitando assim ilhas de excelência. Assim, pontua Madson, o governo será uma engrenagem só, com um único objetivo: atender à população com excelência.

Na fase atual do programa, as pastas devem indicar três metas estratégicas de gestão selecionadas pelo secretariado dentro do Plano Plurianual (PPA) 2020-2024, com foco na entrega de resultados concretos para o cidadão. Esses objetivos devem observar o Plano de Governo e o PPA elaborado pela gestão Ronaldo Caiado. A partir dos relatórios gerados pelo programa, o governador irá estabelecer 20 desafios que nortearão a gestão estadual nos próximos anos.

Os principais conteúdos tratados nesse módulo foram: conceitos e noções básicas sobre gerenciamento de projetos e o papel do líder de resultados dentro da administração pública. “Em vez de a administração concentrar a informação dentro de um único órgão e a qualificação dentro de um pequeno grupo, nós invertemos esse processo. Selecionamos pessoas estratégicas, vinculadas às entregas das pastas, e fornecemos a capacitação para que elas possam dar mais dinamicidade ao governo”, explicou Madson.

O Comitê Goiás de Resultados tem como gestor executivo o secretário de Administração, Pedro Henrique Sales, e é responsável por definir a metodologia de construção, gerenciamento de projetos e monitoramento dos resultados. Integram o comitê: Bruno Netto do Espirito Santo, pela Vice-Governadoria; Madson Rodrigues Ribeiro, da Governadoria; Lara Garcia Borges Ferreira, da Secretaria de Administração; Marcelo Reis Garcia, da Governadoria; e Eduardo Scarpa, da Secretaria de Economia.

 

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo