Iniciativa da Vice-Governadoria estimula honestidade e ética entre colaboradores

Ação faz parte da replicação dos conteúdos de ética do Programa de Compliance Público do Governo de Goiás

“Se o desonesto soubesse a vantagem de ser honesto, ele seria honesto ao menos por desonestidade”, já dizia o filósofo Sócrates. A honestidade e a ética são pilares do Programa de Compliance Público do Governo de Goiás, implantado de forma pioneira no Estado. Dentre as aplicações do módulo de ética do Programa de Compliance Público (PCP) do Governo de Goiás, o gestor de apoio logístico e membro do Comitê Central de Compliance, Danilo Orsida propôs uma ação e colocou uma caixa de bombons na copa do departamento.

Com a proposta de adquirir um bem de uso comum dos servidores, Danilo deixou os bombons sem nenhuma fiscalização. “ Basta o servidor pegar aquele que tem vontade e depositar o valor de dois reais no recipiente ao lado como pagamento”, conta Orsida.

O objetivo da ação é fazer com que os servidores reflitam e incorporem os valores éticos ao dia a dia de trabalho, desempenhando seus papéis com ética e honestidade, além do empenho para uma mudança cultural no serviço público, conforme estabelece o Programa de Compliance.

A ação, que faz parte da replicação dos conteúdos de ética do PCP, é uma das inúmeras iniciativas que foram executadas esse ano. O Programa foi implantado em fevereiro deste ano e se fundamenta em quatro eixos principais, que são a gestão da ética, a transparência, a responsabilização e a gestão de riscos, de modo a evitar, detectar e tratar eventuais desvios, e garantir a boa execução das políticas públicas. Trata-se, portanto, de adotar medidas que assegurem cuidado maior com o erário, respeitando o dinheiro dos contribuintes goianos e melhorando a gestão.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo