Governo lança Pacto Goiano pelo Fim da Violência Contra a Mulher
Entre as ações que visam reduzir os índices de violência doméstica e feminicídio foi apresentado o aplicativo Goiás Seguro
O Governo de Goiás lançou na manhã desta quinta-feira (21), no Centro Centro Cultural Oscar Niemeyer, o Pacto Goiano pelo Fim da Violência contra a Mulher. O vice-governador Lincoln Tejota foi representado pela vereadora Priscilla Tejota.
A partir de hoje, a mulher vítima de violência ou qualquer outro cidadão poderá acionar o aplicativo “Goiás Seguro”, registrar uma ocorrência e solicitar a presença da Polícia Militar pelo celular. O aplicativo já está disponível para ser baixado nas versões IOS e Android. "Queremos tornar referência no combate e na punição aos agressores e criminosos que praticarem o feminicídio em Goiás. Determinei que qualquer policial tem o dever de intervir e prender esses agressores", afirmou Caiado.
Outra medida anunciada é que não será admitido nenhum tipo de agressor no governo. "Todo aquele que estiver envolvido em processo de denúncia de agressão contra mulher não terá espaço no nosso governo, até que venha provar sua inocência", advertiu.
Além do aplicativo, outras ações foram apresentadas, como a Sala Lilás, um espaço multiprofissional e exclusivo para a realização de exames de corpo de delito, que funcionará no Instituto Médico Legal.
Pacto e Comitê Gestor
O Pacto Goiano Pelo Fim da Violência Contra a Mulher foi instituído pelo Decreto n° 9.252, de 25 de junho de 2018 e alterado pelo Decreto n° 9.490 de 08 de agosto de 2019. Suas ações fazem parte do Plano de Governo do governador Ronaldo Caiado e têm como objetivo mobilizar todos os órgãos da gestão, sociedade civil, organizações religiosas e entidades para combater a violência doméstica.